Jardim sensorial e pista de esportes radicais são novas atrações do Parque Josepha Coelho, em Petrolina (PE)

Um jardim encantador voltado para a inclusão de pessoas com deficiência e uma pista para a prática de skate e bicicleta. As duas novas atrações do Parque Josepha Coelho foram inauguradas pelo prefeito Miguel Coelho na manhã deste domingo (25). As obras receberam investimento de cerca de R$ 600 mil e vão ampliar as potencialidades de diversão do maior espaço público de lazer de Petrolina.

O jardim sensorial foi o equipamento que mais despertou a atenção do público. Construído com uma fonte de água, canteiros com plantas para aguçar todos os sentidos e pedras, a estrutura é destinada, prioritariamente, a pessoas com deficiência. Além de encantar pela beleza, o jardim será utilizado para uma experiência, onde o visitante tem de passear descalço e de olhos vendados para estimular o paladar, o olfato, o tato, a audição e a visão.

A outra atração é destinada aos amantes de esportes radicais. A nova pista para manobras de skate, patins e bicicleta foi construída com concreto especial, em formato bowl (abaulado), adequada com medidas para competições nacionais. “O esporte pode garantir a inclusão social, evitar a droga. Poucas capitais tem uma estrutura como essa. Era uma demanda antiga que agora se tornou realidade e estamos muito satisfeitos”, elogiou o skatista João Ricardo antes de testar a estrutura.

Na cerimônia de entrega, o prefeito fez o passeio vendado pelo jardim sensorial e acompanhou as manobras dos usuários da pista. Miguel ressaltou os investimentos realizados para potencializar o uso do parque. “Esse lado estava praticamente abandonado. Agora temos um viveiro de mudas, um jardim sensorial e uma nova pista de skate. Importante lembrar ainda do sistema de irrigação que instalamos aqui, que solucionou um problema antigo. Então, são investimentos que tornam nosso parque ainda mais convidativo para os petrolinenses e turistas”, comentou.