Paulo Câmara vai a Brasília assinar programa nacional de combate à violência

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, foi a Brasília nesta quinta-feira (29) para assinar o contrato do Em Frente Brasil, programa de enfrentamento à violência do Governo Federal. A iniciativa será implantada a partir desta sexta (30) em Paulista, na Região Metropolitana do Recife, e mais quatro cidades do país. O projeto nacional se assemelha ao Pacto Pela Vida, do Governo de Pernambuco, que consiste em articular ações de combate a crimes violentos, especialmente assassinatos.

As outras cidades que recebem a iniciativa são Ananindeua, no Pará; Cariacica, no Espírito Santo; São José dos Pinhais, no Paraná; e a capital do Goiás, Goiânia. A solenidade será realizada no Palácio do Planalto, na capital federal, e contará com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros de Estado envolvidos com questões de segurança, e governadores e prefeitos dos locais onde o programa estará presente.

A ideia do Governo Federal é de pôr em prática um conjunto de ações multidisciplinares e transversais nas áreas de educação, esporte, lazer, cidadania, cultura e empreendedorismo, a partir de diagnósticos locais e planos integrados de ação. O trabalho ainda inclui atuação integrada da Força Nacional de Segurança Pública e das polícias Federal, Rodoviária Federal, Civil e Militar, dentro de estratégias específicas de policiamento, previstas pelo plano integrado criado em conjunto com estados e municípios participantes.

A partir dos resultados obtidos nas cinco cidades selecionadas, o Governo Federal criará protocolos de segurança pública para serem difundidos no resto do país. Um ponto estabelecida é a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no policiamento ostensivo, bem como na polícia judiciária e na perícia forense nessas cidades. No primeiro caso, as ações terão prazo de 120 dias, enquanto as demais ações terão prazo de 180 dias a contar de 30 de agosto, podendo ser prorrogado.

Em 23 de maio, quando o projeto Em Frente Brasil ainda estava sendo formulado, o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Theophilo, vieram a Pernambuco acompanhar uma reunião do Pacto Pela Vida. Na ocasião, Moro elogiou publicamente o programa pernambucano: “A lógica do Pacto pela Vida, de integração e definição de responsabilidades, é o caminho correto”.