Prefeitura de Petrolina é parceira do maior festival de cultura do Vale do São Francisco

Um dos maiores eventos culturais da região completa em 2019, 15 anos de história e fortalecimento da cultural local. A programação comemorativa da Aldeia do Velho Chico – Festival de Artes do Vale do São Francisco – foi lançada, nesta quinta-feira (8), no Teatro Dona Amélia, com a presença de artistas; empresários; membros da imprensa local e representantes da Prefeitura de Petrolina, parceira na realização do evento.

Entre os dias 16 e 31 de agosto, os municípios de Petrolina, Juazeiro (BA) e Lagoa Grande (PE), receberão mais de cem artistas regionais e nacionais. Com atividades como oficinas; apresentações de Reisado e Maracatu; o tradicional cortejo Abre Alas; apresentações de quadrilhas; shows musicais; dança; teatro; exposições, entre tantas outras. Este ano, o Festival vai homenagear o Grupo TPA (Teatro Popular de Arte) de Petrolina, companhia que contribuiu para a construção do movimento teatral na região, com uma trajetória de mais de 30 anos.

Desde 2017, a Aldeia do Velho Chico passou a integrar o Calendário Oficial de festas e eventos de Petrolina. Realizado anualmente no mês de agosto, pelo Serviço Social do Comércio (SESC), o Festival se consolidou como um importante projeto multicultural da região contribuindo para a democracia cultural e aquecendo a economia local. A Prefeitura de Petrolina é parceira da iniciativa contribuindo com parte da estrutura; disponibilizando espaços como o CEU das Águas, no bairro Rio Corrente e dando apoio na organização e divulgação do evento.

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, destaca a importância dessa parceria. “Qualquer gestão que se proponha a ser moderna, visionária e atenta, não pode deixar de reconhecer a importância da Aldeia do Velho Chico. Felizmente, nesses três anos da gestão do prefeito Miguel Coelho, foi tido outro olhar sobre o evento. Hoje, a Prefeitura de Petrolina se coloca como parceira por reconhecer a importância desse projeto como catalizador e movimentador de toda cultura. Em nome da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Secretaria Executiva de Cultura, nós também abrimos alas para esse lindo festival cultural passar. Ele também é nosso”, ressalta.