Alepe homenageia Portugal e Estados Unidos através de iniciativa do deputado Antonio Coelho (DEM)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco homenageou, na noite desta segunda-feira (3), Portugal e Estados Unidos com o prêmio País Amigo de Pernambuco. Por iniciativa do deputado Antonio Coelho (DEM), a nação portuguesa foi indicada à honraria e aprovada pela Comissão de Assuntos Internacionais. A indicação americana foi feita pela deputada Fabíola Cabral (PP).  A solenidade foi presidida pelo deputado Eriberto Medeiros (PP),  presidente da Alepe.

“Portugueses e brasileiros são dois povos separados por um oceano, mas unidos pela comunhão de uma língua, de uma religião e de laços sanguíneos. E acima de tudo, compartilhamos um intenso anseio pela liberdade e um forte espírito republicano. Também tivemos as turbulências do século XX, quando os dois países viveram regimes repressivos. Mas a perspectiva do século XXI é muito mais promissora. Hoje temos um espírito de solidariedade entre as nações, Pernambuco em especial, pois há um intercâmbio muito grande tanto de portugueses que vieram para cá, quanto de conterrâneos nossos que decidiram firmar moradia lá, e em ambos os casos há um acolhimento fruto desses laços”, destacou Coelho.

O vice-cônsul de Portugal em Pernambuco, Marco Ferreira de Melo, recebeu a premiação e agradeceu em nome de toda a comunidade portuguesa no Estado. “Nosso país sempre acreditou em Pernambuco e apostou num desenvolvimento comum. Em 1967, fomos o primeiro país a estabelecer uma ligação direta entre Pernambuco e a Europa. Um marco histórico que possibilitou abrir novas portas ao turismo do exterior, bem como facilitar e permitir novos investimentos e parcerias comerciais. Esta honraria nos orgulha e nos traz ainda mais responsabilidade. Mas Pernambuco poderá contando com Portugal, este país irmão de sangue, como parceiro estratégico”, afirmou Ferreira de Melo. O país americano foi representado pelo cônsul John Barret.

Por: Assessor de Imprensa do deputado Antonio Coelho