Evento de robótica no Vale do São Francisco promete reunir diversos estudantes da região neste sábado

A Robótica é uma área da ciência que tem cada vez mais ajudado no desenvolvimento humano. É com esse foco que o Robotc Experience chega pela primeira vez no Vale do São Francisco. O evento educacional vai possibilitar experiências práticas da técnica de construção e utilização de robôs entre estudantes da região.

A Etapa Nordeste 2019 vai acontecer neste sábado (14), das 9h às 16h, no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, em Petrolina-PE. Essa é uma organização da ROBOMIND, empresa de educação tecnológica que atua hoje com estudantes do ensino infantil e fundamental, e com professores de diversas áreas do conhecimento.

O evento vai contar com a presença de instituições educacionais públicas e privadas, parceiras da ROBOMIND no Oeste de Pernambuco e Bahia, e escolas convidadas. Além de gerar conhecimento, o Robotc Experience incentiva a ação social, pois sua entrada é gratuita, mas os participantes são convidados a doar um 1kg de alimento não perecível, que será destinado a uma entidade beneficente.

Essa edição do desafio tem como tema a “tecnologia a favor do esporte”. Cada instituição inscrita será representada por equipes compostas por até seis alunos, com faixa etária entre 10 e 15 anos.

Os grupos vão passar por desafios onde seus robôs precisam executar modalidades de esportes como levantamento de peso, futebol e ginástica olímpica. Além disso, as equipes vão compartilhar com o público os conhecimentos adquiridos através de suas pesquisas sobre uma determinada categoria esportiva, mostrando como a tecnologia pode contribuir com a melhoria do esporte escolhido.

Por: Isabella Ornelas