Evento promove degustação de queijos artesanais em Petrolina (PE)

Servidores e professores que costumam passar pelo hall da Reitoria do Campus Sede, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foram surpreendidos na tarde do dia 30 de agosto, com um estande de degustação de queijos artesanais. Os interessados puderam provar da iguaria e receber informações sobre as propriedades proteicas do leite caprino. A ação faz parte da divulgação do I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco, que acontecerá entre os dias 10 e 11 de outubro, no auditório da biblioteca da Univasf, Campus Sede, em Petrolina (PE).

O professor do Colegiado de Medicina Veterinária e coordenador do Workshop, Daniel Ribeiro Menezes, foi o responsável pela sensibilização, e teve como objetivo promover a divulgação e discussão sobre os benefícios do leite caprino. Segundo Daniel, a ação está prevista para ser realizada em outros campi da Univasf e em instituições que atuam como parceiras na realização do Workshop. O próximo encontro acontecerá na segunda-feira (9), no IF Sertão-PE – Campus Zona Rural.

Menezes ressalta que apesar da produção de caprinos ser alta na região, os produtores sentem dificuldades para desenvolver produtos originários do leite do animal. Ele destaca que o I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco tem o caráter de capacitar produtores rurais e profissionais através da produção e comercialização de queijos artesanais, estimulando a confecção de produtos locais.

Daniel afirma que a intensão é tornar o produto acessível para a população. “É mais uma das ações pra tornar o consumo do leite caprino e seus derivados mais comuns e que as pessoas tenham a vontade consumir esse tipo de queijo”, conta Menezes.