No aniversário de Petrolina, mais de 300 voluntários promoverão ato em defesa do Rio São Francisco

No próximo sábado (21), aniversário da cidade, uma ação voluntária vai promover a limpeza de trechos do Rio São Francisco e suas margens. Denominado “Muda Junto Velho Chico”, o trabalho busca, além de reduzir o impacto da poluição, conscientizar a sociedade sobre o descarte irregular de resíduos e a necessidade de preservação do maior patrimônio natural do Sertão.

A iniciativa organizada pelo Transforma Petrolina reunirá mais de 300 voluntários, 10 empresas parceiras, universidades e organizações sociais. A mobilização começa às 7h com um café da manhã à beira do rio. Em seguida, as equipes de voluntários iniciarão o recolhimento de resíduos na faixa de areia. O trabalho contará ainda com máquinas escavadeiras, apoio de jet skis e barcos. Ao mesmo tempo, um grupo ficará no calçadão da orla conscientizando a população sobre a preservação do rio.

Será a primeira grande mobilização com voluntários articulada pelo Transforma Petrolina. O “Muda Junto” é uma estratégia para impactar mais pessoas sobre a importância da solidariedade e engajamento cívico em torno de causas sociais e ambientais. “Essa é uma estratégia baseada em grandes ações do movimento de voluntariado Transforma Brasil. Em Petrolina, nada seria mais simbólico que cuidar de nosso rio e pedir a atenção da população no mês do aniversário de nossa cidade sobre o Velho Chico”, explica Lara Secchi Coelho, coordenadora do Transforma Petrolina.

O Muda Junto tem o apoio da Associação Náutica do Vale do São Francisco, Jet Brothers, Univasf e IF Sertão. Cerca de 30 ONG’s e grupos socioambientais atuarão juntos também na mobilização em defesa do Rio São Francisco.

Texto: Junior Vilela – voluntário do Transforma Petrolina
Foto: Jonas Santos