Alunos de Petrolina participam de atividades voltadas ao protagonismo infantil

Os alunos das Escolas  de  Tempo Integral de Petrolina estão vivenciando um período ímpar no ano letivo 2019. É que até esta sexta-feira (11), uma série de atividades voltadas para estimular as competências e habilidades dos estudantes estão mobilizando as escolas Profº Anézio Leão, São Domingos Sávio e Monsenhor Bernardino. A ‘Semana de Protagonismo’ faz parte do calendário de atividades do modelo da Escola da Escolha.

A programação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, através do Programa Municipal de Educação Integral (ProMei) em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação- ICE.

As atividades são  conduzidas pelos Jovens Protagonistas egressos de escolas do Modelo. Ao todo, 21 jovens estão na cidade orientando e apoiando os profissionais das escolas e estudantes no planejamento e execução do ‘Recreio de Possibilidades’ e ‘Clubinho de Brincadeiras’. Essas são duas práticas e vivências mais potentes para o desenvolvimento do Protagonismo dos estudantes.

Para Vanuzia Macedo, secretária executiva do ProMei, essa semana é um marco para os estudantes que estão vivenciando a experiência do protagonismo, já que as crianças estão envolvidas em todas as etapas. “O Protagonismo com princípio e prática, visa a formação de estudantes autônomos, solidários, competentes, como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. É pela seleção de brincadeiras, que os estudantes vivenciam oportunidades de cooperação e convivência a partir do estabelecimento dos combinados para tornar as escolas e seus ambientes, um lugar de corresponsabilidade, fazendo com que a escola tenha sentido e significado para cada estudante“, pontua.

Atualmente, Petrolina conta com três escolas de Tempo Integral, com 1.080 estudantes e 55 professores e até 2020, esse número deve subir para 10 unidades de ensino.

Recreio de Possibilidades

O Recreio de Possibilidades é parte da oferta de tempos e espaços educativos e um grande exercício de situações educativas geradas a partir do interesse dos estudantes e em benefício da sua formação.

Durante o Recreio de Possibilidades, acontecem os Clubinhos de Brincadeiras, momento em que os estudantes se reúnem para brincar e exercitar o protagonismo, aperfeiçoando competências e habilidades.