Após ser requalificado, Monumento Centenário de Petrolina será entregue à população nesta sexta

Localizado na porta de entrada de Petrolina, numa rotatória que interliga importantes vias da cidade, o Monumento Centenário, um dos principais cartões postais da capital do Sertão está de cara nova.  Inaugurado em 1995, no aniversário de 100 anos do município, ele enaltece aspectos e figuras importantes da história local. O monumento e todo o espaço que faz parte da sua composição foram requalificados pela prefeitura e serão entregues à população nesta sexta-feira (4), às 19h.

A obra foi realizada após um acordo realizado entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação e uma empresa da iniciativa privada. Segundo o titular da pasta, Giovanni Costa, o projeto contemplou a reforma dos elementos já existentes na composição do monumento, além da iluminação e do espelho d’água. “Também foram colocados intertravados e plantamos uma vegetação rasteira na rotatória e nos canteiros centrais ao redor. Outra novidade é que a bandeira de Petrolina será hasteada em um desses canteiros”, conta.

Vários ícones compõem o Monumento Centenário. O elemento de maior destaque é a vela de um barco gigante; plataforma simboliza um barco; o lago simboliza o rio; e as carrancas são lendas do Rio São Francisco. O monumento ainda destaca três pilares: trabalho, fé e educação, representados pelas estátuas do ex-deputado federal Nilo Coelho, Dom Malan e Irmã Luizinha Pasi, respectivamente.