Governador Paulo Câmara assina convênio de continuidade do projeto hospital-escola para o HSE

O governador Paulo Câmara assinou, na manhã desta quarta-feira (30.10), o convênio para continuidade do projeto hospital-escola para o Hospital dos Servidores do Estado (HSE), hospital-âncora do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (SASSEPE), com o grupo Ser Educacional Uninassau. A parceria com a instituição, que venceu o último chamamento público, traz melhorias no atendimento aos pacientes e reforça a prática na formação universitária, tudo isso com o esforço da equipe que compõe a unidade de saúde, conforme destacou o chefe do Executivo estadual.

“É uma parceria importante. O SASSEPE e o Hospital dos Servidores são mantidos através dos seus servidores, usuários e nós do Governo de Pernambuco, que buscamos atrair parceiros para utilizar os equipamentos, a favor da formação educacional. E, ao mesmo tempo, buscando as melhorias nos serviços”, destacou o governador, que lembrou a vigência do acordo. “Nos próximos cinco anos, isso vai ajudar na gestão e na melhoria dos equipamentos. O importante é buscar parcerias para salvar vidas e melhorar a saúde.”

A secretária de Administração, Marília Lins, ratificou a simbologia do acordo, que visa à valorização do servidor, e deu as boas vindas aos estudantes que irão colaborar com a saúde dos servidores do Estado. “Cuidar da saúde das pessoas é valorizar os nossos servidores. Estudantes, sintam-se acolhidos, o corpo funcional do HSE, e do SASSEPE, mais amplamente falando, recebe vocês de braços abertos para promover um trabalho colaborativo e construtivo de amadurecimento profissional e pessoal, com vistas a tornar ainda mais forte este hospital centenário, bastante simbólico para os servidores”, comentou.

O novo convênio prevê ações que, em regime de colaboração mútua, serão materializadas em forma de contrapartidas programadas ao longo da sua vigência. Entre elas, a aquisição e instalação de um aparelho de Tomografia Computadorizada, com o qual o HSE irá incrementar e melhorar o atendimento em várias áreas, como a de urgência, a de tratamento oncológico e a realização de cirurgias eletivas e de urgência.

A iniciativa foi elogiada pelo diretor do HSE, Cláudio Duarte. “O convênio trará benefícios importantes nos próximos cinco anos, especialmente até março do próximo ano, com destaque para a instalação do aparelho de tomografia, de grande relevância para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento aqui no nosso hospital. Só com esse equipamento, nós teremos condição de economizar, para investir em outros programas de saúde, cerca de R$ 1 milhão por ano”, assegurou o diretor.

Além da instalação do tomógrafo e outros equipamentos, o convênio também prevê reformas da endoscopia, dos ambientes de repouso dos profissionais, alocação de preceptores médicos, realização de cursos e treinamentos para os colaboradores do HSE e apoio à implantação de programas de residência médica e enfermagem.

Presente à solenidade, o fundador e chanceler da Uninassau, Janguiê Diniz, destacou a importância do processo de troca entre os alunos e o hospital.  “É uma satisfação enorme, já investimos mais de R$ 5 milhões ao longo de cinco anos, com a realização do primeiro convênio, que foi celebrado através de processo licitatório. Enviamos os nossos alunos para que auxiliem, para que aprendam na prática e, ao mesmo tempo, recebemos as orientações práticas e estruturais deste hospital para todo o nosso corpo docente”, comemorou Janguiê.

SOBRE O HSE – O Hospital dos Servidores do Estado (HSE) é a unidade hospitalar própria do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (SASSEPE). O hospital é porta de assistência preferencial do sistema, e atua como unidade de regulação de acesso à rede credenciada do SASSEPE. Classificado como unidade de média complexidade, vem oferecendo assistência de qualidade e humanizada aos usuários, nas áreas de urgência e emergência, cuidados intensivos, clínica cirúrgica geral e clínica cirúrgica em diversas especialidades.

Compareceram também à solenidade Jânyo Diniz, diretor-presidente da Uninassau; os secretários André Longo (Saúde) e Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação); os deputados estaduais Teresa Leitão, Franscismar Pontes e Clodoaldo Magalhães; o vereador Felipe Pontes; Paulo Lacerda, diretor da Faculdade de Medicina da Uninassau, e o diretor-presidente do Instituto de Recursos Humanos de Pernambuco (IRH), Ruy Bezerra.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI