I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco acontecerá na Univasf a partir de amanhã (10)

O I Workshop de Queijos Artesanais do Vale do São Francisco terá início amanhã (10), a partir das 8h, no auditório da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no Campus Sede, em Petrolina (PE). O evento será realizado até sexta-feira (11), juntamente com o I Torneio de Queijo Caprino do Vale do São Francisco e visa discutir a produção de queijos finos na região.

A programação conta com a realização de palestras, mesas redondas e relatos de experiência. O I Workshop de Queijos Artesanais terá a participação de produtores rurais, professores e pesquisadores. Entre os assuntos a serem abordados destacam-se o mercado de queijos artesanais, sanidade do rebanho, uso de fitoterápicos na produção animal, empreendedorismo, harmonização do queijo de cabra com vinho e cerveja, entre outros assuntos. O Workshop será encerrado com a Hora do Queijo e o Torneio de Queijos, no final da tarde da sexta-feira.

O evento é organizado pelo Grupo de Estudos em Caprinos Leiteiros, vinculado ao Colegiado de Medicina Veterinária da Univasf; pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias no Semiárido; e pela Pós-Graduação em Ciência Animal. O coordenador do evento, professor Daniel Ribeiro, ressalta que o Workshop também visa refletir sobre um sistema para a criação de cabras leiteiras, levando em consideração a agroecologia, para a preservação do meio ambiente.