II Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional começou hoje (1º)

Para promover debates sobre a Agroecologia, estudo da agricultura que parte de uma perspectiva ecológica e visa desenvolver práticas agrícolas sustentáveis, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando a “II Semana da Agroecologia, Produção Orgânica e Segurança Alimentar e Nutricional”. O evento é aberto à comunidade e não necessita de inscrição prévia. As atividades, que serão realizadas em diversos espaços das cidades de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), começaram hoje (1º) e seguem até sábado (5).

A ação é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Univasf e do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT) – Univasf/Uneb/UFRPE; junto com diversos parceiros, entre eles a Rede Territorial de Agroecologia, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Amanhã (2) haverá o “Intercâmbio da Agricultura Urbana e Periurbana”, quando será promovida uma visitação da comunidade do assentamento “Terra da Liberdade”, de Petrolina, à horta comunitária “Povo Unido”, no bairro João Paulo II, em Juazeiro, das 8h às 12h.

No restante da semana, o público poderá participar de mesas redondas, com temáticas como “Educação em Agroecologia na Pedagogia da Alternância” e “Agroecologia e as Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto: Desafios frente ao avanço do Capital”; oficina de reaproveitamento de produtos orgânicos e uso da palma para a alimentação humana; círculo de debate sobre sementes crioulas e o perigo de alimentos transgênicos; exposição sobre experiências exitosas em Agroecologia no Sertão do São Francisco; lançamento do livro “Agroecologia do Semiárido”, da editora Expressão Popular, e, ainda, apresentações culturais. ­ A programação completa do evento está disponível neste link.