Doação de Sangue: UPAE e HDM apoiam essa causa

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado anualmente no dia 25 de novembro e a data tem como objetivo homenagear a todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato, que é responsável por salvar vidas.

Cientes da sua responsabilidade social e do seu papel de trabalhar também com a educação em saúde, a Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada e o Hospital Dom Malan, ambos geridos pelo IMIP em Petrolina, apoiam a causa e incentivam, inclusive, seus próprios funcionários, colaboradores e usuários através de folders de campanhas e folhetos educativos.

É bom lembrar que o sangue não tem um substituto industrial, ou seja, não pode ser comprado. Daí a importância do voluntário, que pode salvar até três pessoas com uma única doação. De acordo com a CLT, os trabalhadores sob seu regime podem tirar uma folga por ano para doar sangue, conforme previsto no artigo 473 da Lei Trabalhista.

Para doar é preciso: Ter entre 16 e 69 anos; Pesar no mínimo 50kg; Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24hs; Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24hs que antecedem a doação; Estar bem de saúde, sem gripe, resfriado ou febre há, no mínimo, 7 dias; Não estar em período de gravidez ou amamentação; Não ter feito uso de drogas injetáveis; Não ter visitado regiões onde há surto de febre amarela nas últimas quatro semanas; Não ter tido relação sexual em que tivesse risco de doenças sexualmente transmissíveis nos últimos 12 meses; entre outros critérios.

Para os doadores menores de 18 anos é necessário a presença e o acompanhamento de um dos pais ou responsável legal, durante o processo de doação. Caso o doador opte por realizar a sua primeira doação após os 60 anos, será necessária uma avaliação e aprovação prévia do seu médico acompanhante.

Procure o Hemocentro Regional de Petrolina e informe-se. O Hemope fica localizado na Rua Pacífico da Luz, centro. Telefone para contato: (87) 3866-6601.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Veja Também

Fechar
Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios