Matrículas da rede estadual de Pernambuco para o ano letivo 2020 segue até 27 de dezembro

Serão disponibilizadas 74.978 vagas para estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA)

Começou desde às 7h de quarta-feira (20) e segue até o dia 27 de dezembro, a matrícula para o ano letivo de 2020 para estudantes novatos da rede estadual de ensino de Pernambuco. Ao todo, serão disponibilizadas no Estado, 74.978 vagas para estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet, através do site www.matricularapida.pe.gov.br. Os estudantes já matriculados nas unidades de ensino terão suas vagas confirmadas automaticamente e não precisam participar desta fase de matrículas.

No cadastro devem ser preenchidos o nome completo do aluno e do responsável, data de nascimento, escola de origem e escola que pretende estudar com série e turno, além de RG e CPF. Ao final, será gerado um protocolo de confirmação. Posteriormente, entre os dias 2 e 16 de janeiro, o aluno deve comparecer diretamente na escola escolhida com o número do protocolo para realizar a efetivação do cadastro portando ainda cópia da Certidão de Nascimento, comprovante de escolaridade, uma foto 3×4 recente, comprovante de residência com CEP, documento de transferência, cópia da carteira de vacinação e comprovante do tipo sanguíneo e fator RG.

Do total das vagas, 10.313 estão concentradas no Recife, 18.224 na Região Metropolitana e 46.441 no Interior do Estado, que contempla as Zonas da Mata, Agreste e Sertão.

Das 74.978 vagas, 31.919 são para o ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e 43.059 para o ensino médio. Estão inclusas também neste total as 16.508 matrículas para estudantes do EJA, que podem se inscrever para a modalidade de ensino fundamental (4.834 vagas) ou ensino médio (11.674) em qualquer uma das 1.059 escolas estaduais de Pernambuco.

Haverá também vagas nas 368 escolas de modalidade integral – sendo 3.066 vagas para as unidades do Recife e Região Metropolitana e 5.588 vagas para as unidades do Interior do Estado. Nesse processo não serão contempladas as 44 unidades de educação técnica porque estas já finalizaram o processo de matrícula no último dia 7 de novembro.

As vagas não ocupadas ou não confirmadas até o dia 27 de dezembro ficarão disponíveis no mesmo site a partir do dia 20 de janeiro até o dia 28 do mesmo mês exclusivamente para os estudantes retardatários e que não confirmaram matrícula em nenhuma outra unidade de ensino. A efetivação das inscrições retardatárias feitas pela internet devem ser finalizadas nas instituições de ensino do dia 21 a 30 de janeiro. O início do ano letivo de 2020 para os mais de 510 mil estudantes matriculados na rede estadual está previsto para 4 de fevereiro.

O secretário estadual de Educação e Esportes, Fred Amancio, alerta que, a partir do momento em que o cadastro é finalizado, a vaga não estará mais disponível no site. “Quem vem das escolas municipais a vaga já está garantida. Mas temos muitas escolas que são muito procuradas pelos novatos, e as vagas se encerram rapidamente. Ano passado, 60% das matrículas foram feitas pelo celular, que passou a ser o caminho mais rápido para efetivar a inscrição”, afirmou o secretário.

“Houve um aumento na procura de estudantes da rede municipal, que fez com que o número de vagas ofertadas diminuísse. Mas elas são suficientes e devem sobrar”, explicou Fred Amancio quando questionado sobre o fato de número de matrículas deste ano ser menor do que o ano passado, quando foram ofertadas 77.574 vagas.

Computador para matrícula
Para auxiliar os estudantes que não possuem acesso à internet, 300 escolas estaduais de vários municípios vão liberar os laboratórios de informática para que os cadastros sejam feitos. Em caso de dúvidas, os interessados podem ligar para o telefone 0800.286.0086 – o atendimento é se segunda a sábado, das 7h às 21h, durante os meses de novembro e dezembro, e, de segunda a sexta, das 8h às 20h nos demais meses.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios