Juazeiro-BA se transforma a partir desta quinta (26) na Capital Mundial da Sanfona

O Festival Internacional da Sanfona começa hoje (26) e vai até o próximo sábado (28), no Centro de Cultura João Gilberto, em juazeiro -BA. Um presente de final de ano para os amantes do acordeon, que têm a oportunidade de encerrar 2019 com o melhor da sanfona do Brasil e do mundo.

Esta é a 6ª edição do evento que está completando dez anos desde a primeira realização. Um festival que reúne acordeonistas de várias partes do Brasil e do mundo, como por exemplo, o sérvio, Petar Maric, premiado nas mais importantes competições de música. O amplo repertório do artista inclui acordeon eletrônico e som eletrônico apresentando o instrumento sob uma nova perspectiva. Petar sobe ao palco do festival nesta sexta (27).

Também se apresentam no VI Festival Internacional da Sanfona, o suíço, Olivier Forel, e o chileno, Danilo Cruces, que farão um “duo” no sábado (28) apresentando tangos, valsas, chamamés e composições do folclore, demonstrando que para a arte não existem fronteiras.

No palco da Arena, no Centro de Cultura João Gilberto, se apresentam hoje a partir das 20h, Ivan Greg, Silas Franca e Fernando Ávila.

Ivan Greg é pernambucano de Petrolina, que em 2006 mudou-se para a Europa. Gravou e realizou shows na Alemanha, Holanda, Espanha, Itállia, França, Suécia e Bélgica, além de desenvolver projetos nos Estados Unidos. Ivan tem influência musical de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Gilberto Gil, Djavan. O samba é outra referência na trajetória do músico.

Silas França é natural de Juazeiro-BA, e hoje divide o seu campo de trabalho entre o Rio de Janeiro e o Vale do São Francisco Influenciado por grandes acordeonistas nacionais e internacionais. O jovem músico domina diversos ritmos como a Bossa-Nova, o Chorinho, o Samba, o Reggae, música Nordestina, Italiana e Francesa.

Fernando Ávila é natural de São Leopoldo – RS, é compositor e professor de acordeon. atuou como solista frente à Orquestra de Câmara Unisc e como solista convidado junto ao Quarteto de Cordas da cidade de São Paulo. Participou de diversos festivais e consertos nacionais e internacionais, na Bélgica, França, Espanha, Argentina, entre outros.

O evento é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Além dos shows à noite, o festival apresenta a partir das 9h a exposição de fotos das antigas edições do festival, também há exposição de instrumentos novos, usados, montagem e afinação, aulas de sanfona de 120 baixos e workshops que acontecem às tardes.

PROGRAMAÇÃO
VI Festival Internacional da Sanfona
26 a 28 de dezembro de 2019

Quinta, sexta e sábado:
• 09 horas: Exposição de sanfonas (novas, usadas, montagem, afinação) Marciano Marçall -Foyer
• 09 horas: Aulas de sanfona 120 baixos (com Chico Chagas) – Sala Multiuso
• 17 horas: Jam Sanfona Session – Foyer

WORKSHOPS – Sala Multiuso
Quinta (26/12) – A partir das 15h
Por Dentro do Fole – com Fernando Ávila

Sexta (27/12) – A partir das 15h
Como nasceu o acordeon? Piano dos pobres ou órgão dos ricos? – com Olivier Forel & Danilo Cruces

Sábado (28/12) – A partir das 15h
Acordeon & Tecnologia – com Petar Maric

SHOWS – ARENA
Quinta (26/12) – A partir das 20h
• Ivan Greg
• Silas França
• Fernando Ávila

Sexta (27/12) – A partir das 20h
• Raniel Pernalonga
• Petar Maric (Sérvia)
• Chico Chagas

Sábado (28/12) – A partir das 20h
• Daniel Itabaiana
• Duo Internacional de Acordeon – “Dos Alpes aos Andes” com Olivier Forel (Suíça) & Danilo Cruces (Chile)
• Targino Gondim
• Chico Chagas
• Marciano Marçall
• Quinteto Sanfônico do Brasil – Encerramento

Serviço:
VI Festival Internacional da Sanfona
Data: 26, 27 e 28/12/2019
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Entrada: Gratuita
Indicação: Livre
Endereço: Rua José Petitinga, bairro Santo Antônio, Juazeiro, Bahia.