Médicos da Atenção Básica de Petrolina recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Os médicos que atuam na Atenção Básica de Petrolina passaram por mais uma capacitação, nesta quarta-feira (18). Durante o encontro que ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a abordagem foi sobre a saúde respiratória na Atenção Primária e atualizações em Asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O objetivo é melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, como explica o diretor médico do município, Diego Dourado. “Além da troca de vivências e experiências entre os profissionais, o objetivo é reforçar a qualidade do atendimento aos petrolinenses. Essas atualizações são rotineiras e é uma forma de aprimorar os serviços oferecidos pela gestão do prefeito Miguel Coelho”, informa Dourado.

A asma é uma doença de origem, principalmente, genética, em que há uma construção intermitente das vias respiratórias, fazendo com que o ar não passe. Já a DPOC tem como ocorrência a hiperprodução de muco, o que bloqueia os brônquios, afetando especialmente adultos acima de 40 anos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Essas doenças são agravadas pela poluição dentro e fora de casa e precisam ser tratadas de forma contínua, não só nas crises. Embora não tenham cura, os tratamentos disponíveis atuam retardando a progressão delas, controlando os sintomas e reduzindo as complicações. É fundamental consultar seu médico da Unidade Básica de Saúde para diagnóstico e tratamento adequados, sendo encaminhado para o pneumologista em casos específicos”, finaliza o Diego Dourado.