Oficinas de artesanato em unidade da Funase despertam espírito natalino de socioeducandos

A época mais iluminada do ano chegou trazendo a chance de adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) demonstrarem muita criatividade. Com materiais simples e muita vontade de aprender, jovens da Casa de Semiliberdade (Casem) Caruaru, no Agreste, estão produzindo artigos natalinos em duas oficinas realizadas dentro da unidade – a de feltro e a de corda sisal. O objetivo é, além de proporcionar atividades lúdicas, viabilizar a descoberta de vocações para o artesanato por meio das atividades profissionalizantes ofertadas ao público atendido pelo sistema socioeducativo em Pernambuco.

As oficinas são realizadas duas vezes no mês. Jarros, árvores de Natal, meias e botinhas de diversas cores são alguns produtos confeccionados. Os trabalhos estão sendo conduzidos pelas instrutoras Maria do Rosário e Sônia Cruz, com certificação do Centro de Integração Empresa-Escola de Pernambuco (CIEE-PE). As peças estarão disponíveis no catálogo de produtos da Feira Livre Cultural, do Caruaru Shopping, a partir desta terça (10). A exposição seguirá até o dia 29, das 10h às 22h.

“Para mim, é uma realização ver que consegui que eles criassem e aprendessem. Os meninos estão fazendo coisas que eles nem imaginam que eram capazes de produzir. É muito gratificante observar a evolução deles”, afirmou Maria do Rosário, responsável pela oficina de corda sisal. “A arte tranquiliza e eles aprendem cada vez mais. Fico feliz e orgulhosa com tudo o que está acontecendo. Eles têm muita capacidade”, complementou Sônia Cruz, que ministra a oficina de feltro.

A realização de ações que unem a arte à profissionalização é uma característica marcante do atendimento da Funase para jovens em semiliberdade em Caruaru. Nos últimos meses, por exemplo, foram realizadas oficinas para a produção de mesas de centro, adegas e camas para cães e gatos feitas com pneus reaproveitados. Itens artesanais como esses têm atraído o interesse do público e do setor empresarial, já tendo sido expostos e comercializados em espaços como uma loja de produtos para animais de estimação, o Caruaru Shopping, o Polo Comercial do município e a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte).

Para a coordenadora geral da Casem Caruaru, Anabel Brandão, atividades como essas criam oportunidades efetivas de reinserção social por meio da profissionalização. “As oficinas ofertadas estão despertando nos jovens um olhar diferenciado sobre a arte. Estamos reforçando em cada um o espírito natalino e empreendedor. Fico feliz com o sucesso das atividades”, comemorou.