Professor de Petrolina lança livro sobre fatos marcantes da vida do ‘Rei do Cangaço’ nesta segunda

Os admiradores da história popular nordestina e da trajetória do “Rei do Cangaço” Virgulino Ferreira da Silva (Lampião) terão a chance de conhecer detalhes sobre a vida do cangaceiro mais temido e admirado do país. É que nesta segunda-feira (2), o professor da rede Municipal de Petrolina e escritor, Hélio de Araújo, lançará seu mais novo livro “Assombros de Lampião”. A obra relata os momentos mais importantes da vida de Lampião e os principais combates travados entre seu grupo de cangaceiros e as forças policiais volantes, ocorridos em sete estados nordestinos.

Gosto muito dos personagens do Nordeste e acho que temos três ícones importantes. São eles: Padre Cicero, Antônio Conselheiro e Lampião. Dentre as minhas produções, já existe um livro sobre Antônio Conselheiro e sua trajetória na região de Canudos e agora é o momento de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. É uma história rica, resultado de cerca de um ano de pesquisa sobre fatos marcantes desse personagem da nossa história”, destaca o autor

Essa é a 6ª obra lançada pelo educador. Seu primeiro trabalho foi o livro “Andanças”, em 1999. Um relato pessoal a partir do acidente que o deixou tetraplégico, quando conduzia uma motocicleta alcoolizado. O autor aborda o tratamento de reabilitação, saída do isolamento social, entrada na universidade, conquista do emprego, casamento e filhos, tudo intercalado por episódios engraçados.

Hélio de Araújo nasceu em Tamboara-PR, tem 57 anos, têm suas raízes no interior do município de Casa Nova-BA, e atualmente faz parte da equipe do Núcleo de Apoio Psicopedagógico às Pessoas com Deficiência (NAPPNE), ligado à Secretaria de Educação, Cultura e Esportes de Petrolina.

“Assombros de Lampião” será lançado na próxima segunda-feira (2), às 19 horas, no Curso Meta, localizado na Avenida da Integração, 140, Vila Eduardo, em Petrolina.