Paulo Câmara entrega ponte em Bodocó, beneficiando polo gesseiro e mais de 330 mil habitantes

BODOCÓ – Em passagem pelo Sertão do Araripe, o governador Paulo Câmara inaugurou a ponte sobre o Rio Pequi, em Bodocó, nesta segunda-feira (09). A iniciativa beneficia uma população de mais de 330 mil pessoas na região, sendo 47%, moradores da zona rural, além de fomentar a economia local, cuja principal atividade é a exploração da gipsita no Polo Gesseiro, responsável por 95% da produção brasileira de gesso.

O governador ressaltou a importância da obra para o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da população local. “Esta ponte que está sendo entregue hoje foi feita para durar anos, com a sua devida manutenção. Foi feita num tamanho maior, dentro de uma técnica de Engenharia que chamou a atenção de muitos estudiosos. Está agora servindo à população, dando a ela a condição de ir e vir, inclusive aos pedestres, com segurança. E é isso que a gente quer continuar fazendo aqui em Pernambuco: obras estruturadoras que possam garantir o desenvolvimento das regiões”, assegurou Paulo Câmara.

A estrutura tem como objetivo restabelecer a trafegabilidade entre as cidades de Bodocó e Ouricuri, por meio da rodovia PE-545. A obra, que contou com um investimento de aproximadamente R$ 4,6 milhões, em recursos próprios da administração estadual, foi erguida em concreto armado, com 60 metros de cumprimento por 10,80 metros de largura.

A nova Ponte de Bodocó conta com duas faixas para veículos, calçadas e guarda-corpo para garantir a segurança dos pedestres, além de sinalização completa. A secretária de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, destacou o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco para melhorar a mobilidade dos moradores do Sertão do Estado.

“O governador, conforme prometido, colocou todos os recursos e as equipes, dedicadas, conseguiram atingir essa meta de melhorar a mobilidade da região. Fico muito feliz com a priorização do governador em Infraestrutura. Estamos trabalhando com muitas obras no Estado, os ritmos estão avançados, os recursos estão garantidos e o objetivo é que possamos fazer cada vez mais entregas como essa”, afirmou a secretária.

Expedito Alves da Silva, criador de gado e morador de Bodocó, aprovou a nova ponte. “Antes a gente tinha que passar a pé. Tinha que deixar a moto para atravessar, era muito ruim. Tenho um filho que trabalha como taxista e muitas vezes chegava aqui e não tinha como passar, aí acabava perdendo passageiro. Minha filha também faz faculdade em Ouricuri e perdia aula por essa questão da dificuldade na passagem”, contou. “Era um prejuízo, um fracasso, mas agora a mobilidade melhorou 100%. Está de parabéns o governador”, completou o morador.

TÍTULOS DE POSSE – O governador Paulo Câmara entregou, também nesta segunda-feira, títulos de posse para 100 famílias de agricultores que agora têm a segurança jurídica e social como elementos fundamentais para sua liberdade, dignidade e consequente bem-estar social com o resgate de sua cidadania. Além disso, as famílias agora podem acessar diversas políticas públicas rurais, que possibilitam o desenvolvimento da produção. Em 2019, foram emitidos 559 títulos de domínio e entregues 612 títulos. Desses quantitativos, foram beneficiadas famílias rurais do Agreste Meridional, do Sertão do Araripe e do Sertão do Pajeú.

Francisco Antônio da Cruz é morador do Sítio Tatu, em Bodocó, e esperava pelo seu título de posse. Hoje, ele comemorou: “Tem uns cinco anos que moramos lá e a gente estava esperando muito por esse momento. Vai ser muito bom ter esse documento para fazer qualquer coisa que a gente precise”, disse.

Estiveram presentes à solenidade o deputado federal Tadeu Alencar, o deputado estadual Antônio Fernando, os secretários estaduais Rodrigo Novaes (Turismo e Lazer), Dilson Peixoto (Desenvolvimento Agrário) e Antônio Limeira (executivo da Casa Civil), além de autoridades da região.

Fotos: Heudes Regis/SEI