Hospital de Referência Boa Viagem e Agamenon Magalhães somam 120 leitos de UTI para pacientes de Covid-19

Com 120 leitos de UTI exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19, os hospitais Agamenon Magalhães e de Referência Covid-19 – Unidade Boa Viagem (antigo Alfa), se tornaram as unidades com maior número de vagas de terapia intensiva para tratamento do novo coronavírus em Pernambuco, com 60 leitos cada.

Localizado no bairro do Parnamirim, zona norte do Recife, o Agamenon Magalhães abriu, de ontem para hoje (30), 16 novos leitos de UTI, e dispõe, atualmente, de capacidade para 60 pacientes suspeitos e confirmados da Covid-19 em suporte de terapia intensiva, além de outras 30 vagas com suporte de oxigênio na emergência geral, destinados à  admissão e estabilização de pacientes. Já o Hospital de Referência Covid-19 – Unidade Boa Viagem, na zona Sul do Recife, abriu mais cinco leitos de UTI e 15 de enfermaria. Em apenas 45 dias de funcionamento, a unidade já soma 180 leitos, sendo 60 vagas de UTI e 120 de enfermaria.

Para atingir esse número de leitos, o Hospital Agamenon Magalhães foi reforçado com mais de 400 profissionais de saúde de diversas especialidades médicas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. Também precisou passar por uma readequação interna, para estruturar de forma mais adequada espaços específicos para pacientes suspeitos ou confirmados da doença, incluindo a criação de uma triagem externa para o primeiro atendimento da população que chega à unidade, seja por regulação ou demanda espontânea.

“Todas essas ações foram planejadas e executadas pelo comitê de crise da unidade, que conta com a participação do grupo gestor do hospital e as principais lideranças do serviço. Esse grupo foi responsável pelo plano de contingência do Agamenon Magalhães, criado em um esforço conjunto de todos os profissionais, bastante comprometidos e motivados com a situação que temos enfrentado”, afirmou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

HOSPITAL DE REFERÊNCIA – Apenas 45 dias após ser reaberto como unidade dedicada exclusivamente ao tratamento do novo coronavírus na rede estadual, o Hospital de Referência Covid-19 – Unidade Boa Viagem passa a contar com 180 vagas para pacientes com a Covid-19, sendo um dos hospitais com maior quantidade de leitos dedicados à pandemia, inclusive com relação à terapia intensiva (55).

A unidade, que estava fechada desde 2018, foi requerida administrativamente pelo Governo do Estado e passou por uma reestruturação, com o objetivo de ampliar a assistência oferecida aos doentes infectados pelo novo coronavírus no Estado.

LEITOS – Em pouco mais de dois meses, a rede estadual atingiu a marca, neste sábado (30), de 1.489 leitos abertos para pacientes da Covid-19, sendo 662 de UTI, consistindo no maior esforço de aberturas de vagas já feito na rede pública de saúde. Nos próximos dias, a previsão é de que outros 38 leitos de terapia intensiva sejam abertos nas cidades de Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Caruaru, Serra talhada e Goiana.