Faculdade Estácio de Juazeiro promove palestra virtual sobre “Julho Verde”

Ao longo deste mês, está acontecendo a campanha Julho Verde, em que várias organizações de saúde estão trabalhando para conscientizar a sociedade por meio de informações sobre o câncer de cabeça e pescoço, abordando a importância de cuidar da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação.

Apesar de todo o mês ser marcado por atividades, o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado em 27 de julho e a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), vem há 50 anos promovendo tais iniciativas nesse período a fim de promover a conscientização e informação no tocante ao combate a este tipo de câncer. Com esse mesmo intuito, a Faculdade de Medicina Estácio de Juazeiro – BA irá realizar uma Live no dia 29/07, às 17h, com o tema: “Tumores de pele em cabeça e pescoço, do diagnóstico ao tratamento”, e contará com a participação do médico dermatologista, Dr. Paulo Victor, e do cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Aglailton Menezes, ambos docentes da Estácio.

Uma preocupação crescente nos últimos anos é em relação à infecção pelo papilomavírus (HPV), que tem contribuído com o aumento na incidência desta doença, segundo a SBCCP.  “A principal forma de você contrair o HPV é justamente diante da promiscuidade sexual, ou seja, aquelas pessoas que têm vários parceiros sexuais, que fazem sexo oral, sem a devida a proteção e acaba que  aquele HPV que durante muito tempo ficou conhecido como fator de risco o câncer de colo de útero,  também começou a se tornar fator de risco pro câncer de cavidade oral, orofagia e laringe”, explica o cirurgião de cabeça e pescoço, Dr. Aglailton Menezes.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), são cerca de 41 mil novos casos dessa patologia anualmente. Trabalhos brasileiros demonstram que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. Outro alvo são os fumantes e pessoas que fazem uso frequente de bebidas alcoólicas. Porém, é cada vez mais frequente o diagnóstico da doença em indivíduos jovens (menores que 45 anos), sem a exposição a estes fatores, com tumores originados pelo HPV.

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica para o câncer que se localiza em regiões, como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.

Alerta 

O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. Um dos principais problemas para o tratamento é o diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixando sequelas no paciente.

Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais regiões é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata. Nas mulheres, se sobressai o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

A melhor forma de evitar a doença é a prevenção: deve-se ter hábitos de vida saudáveis, seguir uma alimentação equilibrada, não ingerir bebida alcoólica e não fumar, manter os cuidados com a exposição solar, ter uma boa higiene bucal e próteses (se possuir) bem ajustadas, utilizar preservativos durante as relações sexuais, vacinar-se contra o HPV durante a infância, ou seja, o indivíduo deve adotar comportamentos que minimizem as chances de desenvolver a doença. Portanto, prevenir o câncer de cabeça e pescoço significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolvê-lo.

Sobre a Live 

A Live poderá ser assistida por qualquer pessoa interessada no assunto e que deseje esclarecer dúvidas com perguntas aos médicos participantes. Será transmitida simultaneamente pela rede social “Instagram” nos perfis citados abaixo:

Tema da Live: Tumores de pele em cabeça e pescoço, do diagnóstico ao tratamento. 

Dia 29/07 às 17h

 No Instagram: @draglailtonmenezes, @pvamarques, @faculdadeestaciojua

Participantes:

Dr. Paulo Victor – Médico Dermatologista e docente da Faculdade de medicina Estácio Juazeiro-BA

Dr. Aglailton Menezes – Médico Cirurgião de cabeça e pescoço e docente da Faculdade de medicina Estácio Juazeiro-BA