Facape participa do lançamento da Rota da Tecnologia da Informação em Petrolina  

O Presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Antonio Habib,  participou  nessa terça-feira(11), por plataforma virtual do lançamento da Rota da TIC –  Polo Ride Petrolina-Juazeiro. A Rota de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), do Ministério do Desenvolvimento Regional, tem parte do planejamento para a região do Vale do São Francisco, atendendo Petrolina e Juazeiro. O encontro serviu para debater ações que podem dar suporte na conexão entre o setor de TIC com as demais cadeias produtivas do estado e também à educação pública. Participaram da reunião, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado,  Lucas Ramos, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, representantes do Banco do Nordeste, Sudene, Sebrae e outras instituições, dos estados da Bahia e de Pernambuco.

Dentro do segmento de educação, a realidade de Petrolina e Juazeiro é de que as escolas recebem em média 4 gigabytes de internet para todas as atividades. O Ministério da Educação, junto com o Ministério de Ciência e Tecnologia, já tem um  projeto piloto do Programa Ciência Conectada, criado em 2019 que deverá  oferecer  100 gibabytes para trafegar na região da RIDE. Seis cidades fazem parte da fase inicial do programa  de rede de estrutura em fibra ótica que atenda as escolas públicas, incluindo  da região do Sertão do São Francisco.

Em Petrolina e Juazeiro,  são 169 escolas urbanas com internet no programa banda larga, sendo  86 em Petrolina e 83 em Juazeiro,  atendendo 98 mil alunos da rede pública. 120 são escolas da rede municipal e 49 da rede estadual. A proposta é melhorar a oferta em serviços educacionais com tecnologia e inovação, com planos locais de inovação nas praticas pedagógicas, disponibilizando Wifi para todas as escolas. “A ideia é conectar as escolas onde a infraestrutura é pouco atuante levando a internet para um conceito de melhoria nos aspectos de educação e uso de inovação  e tecnologia. ” Falou o gerente de projetos estratégicos, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, Andrei Elias Amaral.

Em Pernambuco, a Rota da TIC já está na Região Metropolitana do Recife, e o objetivo é a interiorização, começando por Petrolina. Para o Presidente da Facape, Antonio Habib, é  importante a interação entre os diversos atores, sistema S, Instituições de Ensino Superior, Governos Federal, Estadual e municipal para o desenvolvimento da RIDE, através da Rota TIC,  que certamente contribuirá para o desenvolvimento sócio-econômico da RiDE, através da implementação de projetos de Inovação, comunicação e empreendedorismo.

“Há 44 anos, nós participamos ativamente da formação de grande parte dos profissionais que estão no mercado de trabalho. Fomos a primeira Instituição de Ensino Superior do Vale do São Francisco a oferecer o curso de Ciência da Computação há mais de 20 anos, formando profissionais desta área através do curso de computação e agora também de GTI. Com a implantação da Rota da TIC, esses profissionais serão ainda mais requisitados pelo mercado.” Explicou Habib.” Explicou Habib.

Rotas da Integração – A Rota da TIC faz parte do programa Rotas da Integração Nacional, que atua com redes interligadas de Arranjos Produtivos Locais (APLs) buscando promover inovação, diferenciação, competitividade e lucratividade de empreendimentos associados, a partir da coordenação de ações coletivas e iniciativas de agências de fomento. Atuam de acordo com diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR) e são parte das estratégias do MDR para a inclusão produtiva e o desenvolvimento de regiões