I Simpósio de Biotecnologia do Vale do São Francisco está com inscrições abertas

Com o intuito de promover um debate sobre as aplicações da biotecnologia associadas ao desenvolvimento da saúde, a Liga Acadêmica de Saúde e Biotecnologia (LASBTECH), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), promove o I Simpósio de Biotecnologia do Vale do São Francisco. O evento é gratuito e será realizado de 12 a 14 de outubro. Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais da área podem se inscrever como ouvintes ou para a apresentação de trabalhos e minicursos. As inscrições para ouvintes podem ser realizadas até o dia 12 de outubro. O período para a submissão de trabalhos e envio de propostas para minicursos vai até sexta-feira (25).

Os interessados em participar devem se inscrever no site. Já os resumos, que podem ser pesquisas concluídas, revisões integrativas, sistemática e bibliográfica, estudos de casos e relatos de experiência, devem ser enviados para o e-mail simbvasf2020@gmail.com. Cada inscrito poderá submeter no máximo dois trabalhos como primeiro autor e para coautoria não há limite. Os trabalhos devem estar inseridos na temática geral “Aplicabilidade da biotecnologia em função da melhoria na saúde”. As apresentações acontecerão no dia 14 de outubro a partir das 10h, através de slides. A ordem dos trabalhos será informada por e-mail junto com o resultado da seleção. As instruções para a elaboração do resumo estão presentes no Edital Nº1/2020.

O evento dispõe de quatro vagas para as propostas de minicursos. Para concorrer a essas vagas os candidatos deverão possuir uma titulação mínima de graduado. Cada ministrante poderá inscrever 2 propostas que devem ter relação com o tema “A Biotecnologia em Função da Saúde”, mas apenas uma poderá ser aprovada. A ficha de inscrição deve ser preenchida de acordo com o Anexo B e o plano de curso, que deve conter: título; objetivos do curso; justificativa (relação com a temática do evento ou área científica); introdução; procedimentos didático-metodológicos; referências bibliográficas. Após selecionados, a partir do dia 6 de outubro, as inscrições para os minicursos, assim como a temática de cada um, estarão disponíveis no Instagram da Liga.

As atividades desenvolvidas no Simpósio serão palestras, minicursos e apresentação de trabalhos. Palestras com temas como “Nervos sensoriais no câncer: A biologia celular como ferramenta para combater a progressão do melanoma” e “Fatores do hospedeiro e recuperação imunológica na terapia anti-HIV” já estão confirmadas. A programação oficial será divulgada a partir do dia 6 de outubro no Instagram e Facebook da LASBTECH. As plataformas digitais onde acontecerão as atividades poderão ser encontradas também, nas redes sociais

Os participantes que forem ouvintes e obtiverem 75% de presença nas atividades terão direito ao certificado de 20 horas. Aqueles que estiverem presentes em 100% das atividades dos minicursos terão direito ao certificado de 4h. E para os que apresentarem trabalhos, além do certificado, as apresentações orais que se destacarem receberão um certificado adicional de Menção Honrosa.