IF Sertão-PE realiza Semana do Livro e da Biblioteca em celebração ao centenário de Clarice Lispector

Uma das mais marcantes e prolíficas escritoras da literatura brasileira, autora de clássicos como “A hora da estrela” e “Felicidade Clandestina”, será homenageada na edição 2020 da Semana do Livro e da Biblioteca do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE). Promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SIBI), a Semana da Clarice acontece entre os dias 26 e 30 de outubro pelo Google Meet com a oferta das oficinas “Uma noite com Clarice: crônicas de amor e amizade” e “Biblioterapia: Felicidade Clandestina de Clarice Lispector – Vamos falar de felicidade?”. Abertas ao público e sem necessidade de inscrição prévia, as oficinas darão certificado aos participantes.

A oficina “Uma noite com Clarice: crônicas de amor e amizade” será ofertada na segunda-feira (26), das 19h às 21h30, com a mediação da bibliotecária do campus Serra Talhada, Maria Nasaré. Terá como facilitadoras as professoras do campus São Bento do Sul do Instituto Federal Catarinense  (IFC), Ana Paula Villela, mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, e Raquel Custódio, doutora em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina. Interessados podem participar acessando a sala da oficina no endereço: meet.google.com/rvv-jcqn-rkb.

Já a oficina “Biblioterapia: Felicidade Clandestina de Clarice Lispector – Vamos falar de felicidade?” será realizada na terça-feira (27), das 19h às 20h30. Também mediada por Maria Nasaré, terá como facilitadora a bibliotecária da FIESC/SESI SENAI Chapecó, Fabrícia Fortes, que possui experiência na área de Biblioteca Escolar e Infantil, com ênfase em elaboração de projetos pedagógicos, atividades de dinamização da leitura, contação de histórias e organização de eventos culturais. Interessados podem participar acessando a sala da oficina no endereço: meet.google.com/ywp-bpqh-jvs.

Entre os dias 26 e 30 de outubro serão feitas ainda postagens nas redes sociais do IF Sertão-PE com informações sobre a escritora Clarice Lispector, tendo a participação de estudantes e servidores na recitação de textos e comentários em relação às obras daquela que, prestes a completar 100 anos, foi reconhecida como patrona da literatura de Pernambuco. A homenagem, publicada no Diário Oficial do dia 11 de agosto, reconhece a representatividade que a escritora ucraniana naturalizada brasileira tem para o Estado em que passou sua infância, entre 1925 e 1934.

Escritora de romances, crônicas, contos e livros infantis, Clarice estreou na literatura em 1943, aos 23 anos, com o romance “Perto do coração selvagem”. Até 1977, ano de sua morte e da publicação do seu último livro, intitulado “A hora da estrela”, foram 28 obras publicadas e traduzidas para quinze idiomas. “Suas obras estão ‘vivas’ até hoje e, para lê-las, é essencial se ‘sentir e imaginar’ como a Clarice”, afirma uma das organizadoras da Semana do Livro e da Biblioteca do IF Sertão-PE, a bibliotecária do campus Petrolina Zona Rural, Rosângela Carvalho.

“Além dos livros, existe a pintora amadora Clarice Lispector, que nunca teve a pretensão de ser artista plástica, mas que pintou vinte e dois quadros e se mostrava visualmente nestes”, destaca Rosângela. Alguns dos títulos de suas obras pictóricas são bastante sugestivos: “Medo”, “Explosão”, “Tentativa de ser alegre”, “Sol da meia noite” e “Luta sangrenta pela paz”. Essas diferentes facetas de uma das escritoras brasileiras mais celebradas na atualidade serão evidenciadas durante a Semana Clarice.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar