Paulo Câmara lamenta morte do Mestre Chocho, artista que se dedicou por mais de 70 anos à música

Faleceu aos 96 anos, Otaviano do Monte, o Mestre Chocho, que estava internado no hospital de campanha para pacientes de Covid-19 no Recife. Mestre Chocho sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quinta-feira (22). Ele era um dos mais antigos mestres do choro do Brasil e, em 2017, recebeu o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco.

De acordo com a família, ele deu entrada na unidade de saúde com complicações respiratórias, e o teste do novo coronavírus deu positivo.

Paulo Câmara em nota lamenta a morte do Mestre Chocho

A cultura pernambucana perdeu hoje o Mestre Chocho, artista que se dedicou por mais de 70 anos à música, especialmente ao choro. Em 2017, tive o prazer de conceder a ele o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco. Sem nunca ter frequentado uma escola de música, Mestre Chocho aprendeu a arte pela curiosidade e dedicação aos instrumentos. Foi um dos precursores do nosso “choro frevado”, e teve grande influência sobre nomes da música pernambucana como Beto do Bandolim e Bozó. Quero externar meu profundo pesar a todos os familiares e amigos desse pernambucano que tanto enriqueceu a nossa cultura.

 
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco