IF Sertão-PE lança Processo Seletivo 2021 para cursos técnicos

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano – IF Sertão-PE publicou, nesta segunda-feira (09), os editais nº 43, 44 e 45/2020, que tratam do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos presenciais e à distância. São ofertadas 2070 vagas, todas gratuitas, nas modalidades: Integrado ao Ensino Médio, Subsequente ao Ensino Médio, Proeja e Proeja FIC (Formação Inicial e Continuada). As oportunidades são para os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Santa Maria da Boa Vista, Salgueiro Serra Talhada e Ouricuri.

Modalidades – A modalidade “Integrado ao Ensino Médio” é voltada para os concluintes do 9º ano do Ensino Fundamental. Nessa categoria, são oferecidas vagas para os seguintes cursos: Química, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Agropecuária e Logística. Para a modalidade “Subsequente ao Ensino Médio”, destinada a quem já concluiu o Ensino Médio, são oferecidas oportunidades para os cursos de Edificações, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho (EAD), Agricultura, Zootecnia, Agroindústria, Agropecuária, Informática, Logística e Refrigeração e Climatização. Já o Proeja e Proeja FIC é voltado para quem concluiu ou está concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou a 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos e tem, no mínimo, 18 anos nada data da matrícula. Para esta modalidade são oferecidos os seguintes cursos: Mestre de Obras, Eletricista Predial, Operador de Computador, Edificações, Administração, Operador de Processamentos de Frutas e Hortaliças e Auxiliar Técnico Agropecuária.

Inscrições – As inscrições são gratuitas e devem ser feitas entre os dias 09 de novembro e 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, no endereço: aluno.ifsertao-pe.edu.br. A seleção será feita através de análise de histórico escolar. Por isso, no momento da inscrição, o candidato deve anexar o documento (ficha 18, para estudantes do Nível Fundamental; ficha 19, para Nível Médio) e inserir as notas, exigidas no respectivo edital, no sistema.

Os candidatos que se inscreverem para a modalidade “Médio Integrado” devem inserir as médias de Português, Matemática, História e Geografia dos 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. Já os candidatos às vagas da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” devem apresentar as médias de Português e Matemática dos 1º e 2º anos do Ensino Médio ou as notas do Exame Nacional do Ensino Médio. No caso dos candidatos às vagas Proeja e Proeja FIC, deverão ser inseridas as notas Português e Matemática dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II ou 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos ou equivalente.

Modelo de declaração de desempenho escolar – Caso o candidato não tenha acesso ao histórico escolar ou documento equivalente para realizar a inscrição, poderá utilizar uma declaração emitida pela escola, seguindo o modelo disponibilizado pelo IF Sertão-PE nos editais do Processo Seletivo. A declaração deve constar as informações pessoas e notas necessárias para a inscrição, além de estar assinada e carimbada pelo responsável pela escola. No caso de declarações incompletas, a inscrição será indeferida.

Aos candidatos que ainda não têm o histórico escolar, o IF Sertão-PE orienta que providenciem o mais breve possível o documento. Essa medida de antecipação é para evitar perda de prazo da inscrição, em casos onde as escolas necessitam de tempo para a emissão do documento.

Cotas – Metade do total de vagas é reservada para candidatos egressos de escolas públicas, sendo 50% reservadas para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e 50% para egressos de escola pública independente de renda. Dentro desses percentuais, também serão reservadas vagas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e para pessoas com deficiência.

Prazos – As inscrições acontecem entre o dia 09 de novembro e 20 de dezembro. A partir do dia 22 de dezembro, será publicada a lista preliminar de candidatos inscritos. Os recursos às inscrições não homologadas devem ser apresentados nos dias 23 e 24 de dezembro. O resultado da análise dessas contestações será divulgado no dia 29 de dezembro. O resultado preliminar da seleção será publicado no dia 27 de janeiro de 2021. Os candidatos terão os dias 28 e 29 de janeiro de 2021 para apresentarem recursos. O resultado final será conhecido no dia 04 de fevereiro de 2021.

Outras informações, como cronograma completo, orientações sobre documentação e demais dados estão disponíveis nos editais. Caso o candidato tenha dúvidas, poderá enviar um e-mail para selecao@ifsertao-pe.edu.br, ou procurar o IF Sertão-PE nas redes sociais.

Faça sua inscrição aqui.

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Ensino Médio Integrado” (Edital 43/2020)

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Subsequente ao Ensino Médio” (Edital 44/2020)

Clique aqui para acessar o edital da modalidade “Proeja e Proeja FIC” (Edital 45/2020)

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Fechar