Palestra sobre Análise de Dados e Inovação em Negócios e Finanças está com inscrições abertas

Data Analytics, ou Análise de Dadosé um processo que envolve examinar dados, utilizando softwares especializados, para alcançar conclusões úteis para um propósito específico. Esse tipo de análise pode ser usado por diversos setores, como os negócios e as pesquisas acadêmicas, e com objetivo de conceituar e discutir sobre o potencial desse serviço, um projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promoverá a palestra online “Data Analytics (Big Data): Disrupção e Inovação em Negócios e Finanças”. Organizada pelo projeto “Gestão Financeira: Aplicações da Gestão do Capital de Giro”, vinculado ao Colegiado de Engenharia de Produção (Prodsal), do Campus Salgueiro (PE), a transmissão será na próxima sexta-feira (27), a partir das 19h. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 26 de novembro.

As inscrições para obtenção de certificado podem ser feitas via formulário online. A videconferência será transmitida no YouTube, pelo canal da empresa Analytica Finance, parceira na promoção do evento. A palestra irá exemplificar a atuação da Big Data, termo que descreve grandes porções de dados gerados diariamente, em negócios e apresentar as possibilidades que a análise de dados pode proporcionar para o ambiente empresarial e processos decisórios de instituições. A palestra será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e proprietário da empresa Analytica Finance Gélio Ferreira, com mediação do docente do Prodsal e coordenador do projeto responsável pelo evento Kliver Lamarthine.

De acordo com Lamarthine, a importância desta ação está em contribuir para a elaboração de soluções para o desenvolvimento do semiárido, através de orientação para empresas e a comunidade. “A palestra pode auxiliar empresas a melhor estruturar seus dados e seus processos decisórios, principalmente nas decisões sobre promoções e desconto, obtendo, assim, melhores margens de lucro. Além disso, para a Academia, há a importância de fornecer uma aproximação entre os discentes e o mercado de trabalho”, afirma.