Município Aprovado: Certificação do Selo Unicef era pedra preciosa que faltava na coroação da boa gestão da Prefeitura de Lagoa Grande (PE)

Depois de conquistar o 1º lugar no ranking da ‘Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sinconfi’ pela secretaria do Tesouro Nacional; a Certificação de ‘Cidade Amiga da Pessoa Idosa’; a Certificação de ‘Cidade Pacífica’ pelo Ministério Público Estadual e o 3º lugar em todo Estado nos anos inicias do Ensino Fundamental, com crescimento de 23,11% no Idepe, agora foi a vez da coroação de um trabalho sério de gestão nos últimos quatro anos pelo Selo UNICEF. A Prefeitura de Lagoa Grande,PE, recebeu o Certificado de Município Aprovado.

A solenidade foi on-line pelo YouTube do Unicef Brasil, que transmitiu o evento de divulgação dos resultados alcançados na edição 2017-2020. A secretária da Educação, Fabiana Ribeiro, que acompanhou o evento, enfatizou que este é o resultado de um trabalho coletivo. Educação, Assistência Social, Saúde, Governo, dos gestores das Escolas, pais, alunos e de toda a gestão municipal.

“A Busca ativa”, um instrumento que através da UNDIME (união dos Dirigentes Municipais) e, em parceria com a UNICEF, tem sido importante para a busca dos alunos em cada residência e família. Agradecemos aos nossos parceiros, Secretaria da Assistência Social (SAS), representada por Eliene Nery Martins; a secretaria da Saúde (SESAU), representada por Samara Martins (ex-secretária da pasta), toda a gestão municipal na pessoa do prefeito Vilmar Cappellaro, por nos confiar esta grande responsabilidade (Educação), nos incentivando e proporcionar sempre o melhor para os nossos alunos, professores e famílias; as nossas Escolas representadas pelos gestores e suas equipes. A nossa equipe ADM SEDUC, em especial ao Setor de Monitoramento. Esta Certificação do UNICEF é de fato, a coroação do nosso trabalho, gratidão a todos”, ressaltou Fabiana Ribeiro.

Como funciona a Certificação UNICEF

Ao participar do Selo UNICEF, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as competências de atores locais para que eles possam trabalhar de forma intersetorial e integrada e oferecer políticas públicas com qualidade, além de monitorar os indicadores sociais e avaliar o desempenho e atividades de participação social. O envolvimento e participação dos Conselhos de Direitos, Tutelar, Educação, Assistência e outros setoriais também é parte fundamental do processo. Também deve implementar ações de mobilização social que garantam a participação de adolescentes.

Para alcançar o Selo UNICEF, o município é avaliado nos Eixo dos Resultados Sistêmicos e no Impacto Social, a gestão municipal de Lagoa Grande, PE, conseguiu atingir índices importantes que contribuíram com o desenvolvimento das crianças e adolescentes. O Selo Unicef destaca avanços na garantia dos direitos de meninas e meninos à educação, saúde, proteção contra a violência e participação social.