Facape firma parceria com a Plataforma Agritech NE

Com assinatura de termo de anuência de cooperação no dia 05 de fevereiro de 2021, a Facape se torna a parceira da Agritech NE, que está em fase de formalização com os parceiros, e vai atuar como agente de transformação no sentido de promover o desenvolvimento do Vale do São Francisco, impulsionando a inovação tecnológica da região.

A Plataforma Agritech NE é uma ação conjunta do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene); da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária para o Semiárido (Embrapa Semiárido); da Universidade de Pernambuco (UPE); do IFPE Sertão, da Univasf e da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) e agora também com Faculdade de Petrolina – Facape.

“Como instituição de ensino superior, a Facape usa a pesquisa e a extensão para difundir o conhecimento construído na academia em benefício para a sociedade. A Plataforma Agritech NE é um instrumento de difusão de tecnologia para a região do Vale do São Francisco onde o agronegócio impulsiona a economia. E enquanto instituição que forma mão de obra para o mercado de trabalho, é muito importante  para a faculdade participar de todo o processo,” explicou o presidente da Facape, Antonio Habib.

A responsável técnica do programa como pesquisadora da Embrapa, Daniela Campeche conta que a Plataforma Agritech NE é um projeto da Rota de tecnologia da informação e comunicação (TIC) Mangue Digital/MDR, para fomentar a criação de novas soluções e negócios inovadores com tecnologia, para o agronegócio no Nordeste, “Entre as principais ações da iniciativa estão o mapeamento de necessidades dos produtores regionais; capacitação de recursos humanos do setor de TIC e montagem e acompanhamento de plataforma física e online para o desenvolvimento de novos negócios”, explica.

O professor Ricardo Amorim, responsável técnico pesquisador da Facape, refere-se a parceria como um acordo de cooperação técnica para formação de um consórcio entre 05 (cinco) instituições, dentre às quais, a Facape está incluída. O objetivo é estabelecer um lócus de inovação na região do Sertão do São Francisco, “a Facape entra como instituição estratégica ao oferecer um ambiente propício ao fomento à criação de startups, à promoção de mentorias e a capacitação de mão de obra qualificada”, conclui.