Lendas do Velho Chico são contadas em websérie

Histórias que permeiam o imaginário de comunidades ribeirinhas do Sertão do Francisco são o mote da websérie “Contando o Rio Opará – Histórias para navegar”. Produzida pela Cia Biruta de Teatro para o público infantil, a série vai levar para as telas, sempre aos domingos e quintas-feiras, algumas das lendas que navegam nas águas do rio São Francisco. O primeiro episódio da websérie já está disponível no canal da Biruta no YouTube.

Com incentivo da Lei Aldir Blanc, através do Edital de Criação, Fruição e Difusão (LAB PE), da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o projeto visa, além de proporcionar a apreciação artística, valorizar e aproximar as crianças das histórias do seu lugar. “Em cinco episódios, com duração de até 10 minutos, vamos contar lendas como as do Nego D’água, da Serpente da Ilha do Fogo e outras histórias que trazem a nossa ancestralidade indígena e quilombola. Uma maneira de contribuir com a valorização de saberes e resistências do nosso povo”, revela a atriz Cristiane Crispim, que, junto com Antônio Veronaldo, fundou a Cia Biruta e assina os textos da websérie.

Todos os roteiros foram escritos pelo grupo a partir de lendas e histórias regionais. “Desde 2013, quando iniciamos a nossa pesquisa sobre a identidade do ator e da atriz sertanejo e ribeirinho, e visitamos uma série de comunidades do Sertão do São Francisco, começamos a pensar em uma maneira de contar essas histórias tão presentes no imaginário construído pelos pescadores, navegantes e moradores da beira do rio. Histórias que fizeram a região se tornar um lugar mágico”, conta Veronaldo, que dirige e também atua na websérie.

Programação:

21.02 (dom) – 16h – Ep. 01 – A Lenda de Irati (já disponível)

25.02 (qui) – 19h – Ep. 02 – Os mistérios do Nego D’água

28.02 (dom) – 16h – Ep. 03 – A serpente da Ilha do Fogo

04.03 (qui) – 19h – Ep. 04 – O encanto da Mãe D’água

07.03 (dom) – 16h – Ep.05 – A lenda do Rio que dorme

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

YouTube: < https://www.youtube.com/user/ciabiruta>

Ficha Técnica:

Direção: Antonio Veronaldo

Textos: Antonio Veronaldo, Cristiane Crispim e domínio público

Roteiro: Antonio Veronaldo, Camila Rodrigues e Cristiane Crispim

Direção de arte: Antonio Veronaldo e Cristiane Crispim

Elenco: Amanda Martins; Antonio Veronaldo; Camila Rodrigues; Cristiane Crispim; Leticia Rodrigues; Val Nunes; Yasmin Rabelo

Figurinos: Leticia Rodrigues

Trilha Musical: Carlos Hiury e Moesio Belfort

Iluminação: Amanda Martins

Produção executiva: Cristiane Crispim

Comunicação em mídias sociais: Camila Rodrigues e Leticia Rodrigues

Assessoria de imprensa: Eneida Trindade e Mariana Brasileiro

Programação visual/Gravação e edição: Abajur Soluções

Apoio Cultural: Cultura Inglesa, RIPA – Rede interiorana de produtores, técnicos e artistas de Pernambuco e Secretaria Executiva de Cultura de Petrolina

Incentivo: Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/ Edital Criação, Fruição e Difusão – Lei Aldir Blanc -PE