Campanha de doação de sangue do Transforma Petrolina foi prorrogada até a próxima sexta-feira (5)

O Transforma Petrolina decidiu prorrogar a campanha “Muda Junto – Doe Sangue” até a próxima sexta-feira (5). A iniciativa acontece em parceria com o Transforma Brasil, desde o dia 22 de fevereiro, e faz parte de uma mobilização nacional para abastecer os hemocentros de todo o país.

Em Petrolina, o Muda Junto conseguiu mobilizar muitas pessoas para doar sangue, entre os dias 22 e 26 de fevereiro. Mas o objetivo é maior, como afirma a coordenadora do Transforma Petrolina, Lara Secchi Coelho. “Na primeira semana, o Muda Junto teve um bom resultado, porém pretendemos alcançar mais voluntários e arrecadar mais bolsas de sangue a fim de abastecer bem o Hemope” explica Lara.

Para participar da campanha, os interessados devem atender os critérios para doação de sangue, se inscrever no site do Transforma (www.transformapetrolina.com.br) e depois se dirigir ao Hemope, localizado na rua Pacífico da Luz, no centro da cidade, portando um documento original com foto. As doações são realizadas das 8h às 12h.

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 anos e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres. Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Quem já teve covid-19 deve esperar um mês após a alta médica para realizar a doação.

Texto e foto: Fernanda Marins Assessora de Imprensa – Transforma Petrolina