Prazo para ingressar na Facape através do Prouni – PE encerra nesta segunda-feira

As inscrições para o Programa Pernambuco na Universidade (Prouni – PE) encerram hoje (01). Para concorrer as bolsas ofertadas, o candidato deve realizar a inscrição através do site do programa.

O PROUNI – PE é um programa de auxílio financeiro criado para alunos egressos da rede pública e estadual que desejam ingressar no ensino superior, seja autarquias municipais, instituições comunitárias de educação superior e instituições privadas com sede no estado pernambucano. Comandado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, o programa conta com a participação de 37 Instituições de Ensino Superior. Neste primeiro momento, serão ofertadas mil bolsas no valor de R$ 500,00 cada.

As bolsas serão divididas entre dois grupos, onde 70% serão destinadas ao primeiro grupo composto por alunos da área de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, especialmente dos cursos de engenharia, computação, análise e desenvolvimento de sistemas, sistemas de informação, estatística, matemática, física, química, oceanografia, biologia e afins. As bolsas restantes, totalizando 30% serão ofertadas ao segundo grupo, formado por alunos dos demais cursos de graduação de nível superior.

O programa é destinado a estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública ou na rede particular com bolsa de 100% da própria escola. Também há vagas reservadas para professores de ensino fundamental ou médio ainda no exercício da profissão, mulheres em situação de vulnerabilidade ou vítimas de violência doméstica, além de pessoa com deficiência nos termos definidos em lei (PCD).

O processo seletivo dos bolsistas terá como critério de seleção, a nota mínima de 350 pontos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual deve ter sido realizado nos dois últimos anos (2018 e 2019). O candidato também deverá comparecer a instituição que está matriculado para comprovação das informações descritas na inscrição via internet, levando em mãos comprovante da inscrição no sistema do Prouni – PE, documento de identificação com foto recente e assinatura do concorrente, CPF, comprovante da nota do ENEM, comprovante de realização de ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral, além do comprovante de renda familiar mensal per capita até 1,5 salário mínimo. Somente após a comprovação das informações, o candidato terá a inscrição validada.

No caso de inscrições para as vagas reservadas, devem ser apresentados os seguintes documentos: comprovante de vínculo ativo com rede pública em função docente, no caso de professores; comprovante de que é portador de deficiência, para concorrentes PCD; comprovante de rendimento ou boletim de ocorrência que comprove que a mulher está em situação de vulnerabilidade ou é vítima de violência doméstica e familiar.
A Faculdade de Petrolina (Facape), IES credenciada, está há 44 anos na região oferecendo os cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Serviço Social, Comércio Exterior e Gestão da Tecnologia da Informação.

Para mais informações e realização da inscrição, acesse https://prouni.secti.pe.gov.br/

Assessoria de Comunicação da Facape