Prefeitura de Juazeiro intensifica abordagem social nas ruas da cidade

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), está intensificando a abordagem social de pessoas em situação de rua e outras condições de vulnerabilidade social em diversos bairros do município. Nesta sexta-feira (05), equipes do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) percorreram a orla e as ruas do Centro da cidade.

Na abordagem especializada de pessoas em situação de rua, o trabalho da equipe consiste em promover a escuta qualificada, informá-los sobre a existência dos serviços de acolhimento e encaminhá-los aos órgãos responsáveis. “Nós fazemos rondas frequentes em pontos onde já identificamos a presença constante dessas pessoas, como a Orla e o Centro, mas precisamos do seu consentimento para abrigá-las em nossos serviços ou encaminhá-las para suas famílias. Por isso, esse é um trabalho que exige também a construção de um vínculo de confiança”, explica a coordenadora do Centro POP, Daniela Martins Gomes.

De acordo com a coordenadora, ao aceitar o acolhimento da equipe, os usuários são avaliados e encaminhados aos serviços de saúde ou assistência social. “Quando eles expressam esse consentimento, nós os acolhemos no isolamento do Centro POP, onde eles recebem toda atenção da nossa assistente social, da psicóloga e também todos os cuidados necessários com a saúde. Em seguida, se for o seu desejo, buscamos localizar a família para promover a sua reinserção”, conta.

Durante as rondas, a equipe da SEDES também fica atenta a outras circunstâncias de vulnerabilidade social, como exploração e abuso sexual, abandono de incapaz e exploração do trabalho infantil.