IF Sertão-PE assina Protocolos de Intenções para abertura de polos EaD em quatro municípios pernambucanos

Prefeito de Lagoa Grande, Valmir Cappellaro, assina Protocolo de Intenções para instalação de Polo EaD do IF Sertão-PE na cidade
Secretária de Educação de Orocó, Maria Brandão, e o chefe do Departamento de Educação a Distância do IF Sertão-PE, Eudis Teixeira, celebram assinatura de Protocolo de Intenções

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) assinou Protocolos de Intenções para abertura de polos de Educação a Distância com quatro municípios da região: Afrânio, Lagoa Grande, Orocó e Cabrobó. A articulação com as gestões municipais foi realizada através do Departamento de Educação a Distância – DPEaD, do IF Sertão-PE, e os termos foram assinados em reuniões realizadas nos dias 19 e 20 de maio.

A assinatura dos Protocolos de Intenções é o primeiro passo para a implantação dos polos EaD. A partir disso, os municípios devem apresentar as comprovações das contrapartidas (infraestrutura física, equipamentos, indicação de coordenador local). A etapa seguinte é a aprovação do projeto pelo Colégio de Dirigentes e pelo Conselho Superior do IF Sertão-PE. E, então, é feita a vistoria in loco e a assinatura do Termo de Cooperação entre o instituto e o município. A expectativa do chefe do DPEaD, professor Eudis Teixeira, é de que “nos próximos semestres, o IF Sertão-PE oferte alguns cursos nas modalidades “Formação Inicial Continuada” e “Pós-Graduação EaD” com porcentagem de vagas destinadas a esses municípios, a partir da intenção de parceria”, explicou.

Prefeito de Lagoa Grande, Valmir Cappellaro, assina Protocolo de Intenções
para instalação de Polo EaD do IF Sertão-PE na cidade

A intenção é ofertar cursos EaD em todos os níveis ofertados pelo IF Sertão-PE nos municípios onde os polos estiverem instalados. O prefeito de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, avaliou a como positiva a iniciativa do IF Sertão-PE e tem grandes expectativas, a partir do acordo. “É importante firmarmos essas parcerias com quem possui as expertises e assim trazer para Lagoa Grande um polo educacional do Instituto Federal para ensino híbrido e, quem sabe, em breve implantarmos um polo contínuo para o ensino presencial na cidade”, analisou Cappellaro.

Em Afrânio, assinatura do Protocolo de Intenções foi feita pelo Vice-Prefeito do Município, Cloves Ramos,
e pela Secretária de Educação, Maria do Socorro Barros

Já a Secretária de Educação de Afrânio, Maria do Socorro Barros, comemorou a assinatura do protocolo. “No mês de aniversário da cidade de Afrânio, recebemos um presente: a volta do IF Sertão-PE com cursos FIC EaD, Superior EaD e cursos de Pós-graduação. Assinamos hoje o Protocolo da Intenção da implantação do Polo do IF Sertão-PE em nosso município que atenderá alunos de toda região e circunvizinhos”, frisou Barros.

A iniciativa estratégica para abertura de novos Polos EaD é um dos subprojetos para consolidação da institucionalização da EaD no IF Sertão-PE. Este esforço busca fortalecer e ampliar as atividades de educação a distância no sertão pernambucano, consolidando e expandindo cursos EaD, em harmonia com os arranjos produtivos, culturais e sociais locais.