Curso de medicina da Facape é aprovado com vestibular para 2022

Nesta sexta-feira (25), em reunião da diretoria da Faculdade de Petrolina – Facape, o presidente, Antonio Habib, ao lado do prefeito Miguel Coelho anunciou a aprovação do curso de medicina da instituição.

O Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), aprovou em votação unânime na quarta-feira (23), a implantação do curso de medicina. O processo começou em dezembro de 2018, quando a Facape apresentou o projeto de intenção do curso ao CEE/PE. Nos últimos três anos, a faculdade vem atendendo as exigências do conselho, em várias auditórias, visitas e convênios com instituições de ensino superior e unidades de saúde para termos de cooperação técnica, destacando o apoio recebido pela Secretaria de Saúde de Petrolina, através da secretária, Magnilde Albuquerque.

Nesse período de avaliação do projeto do curso de medicina, a Facape trabalhou a adequação arquitetônica do Campus, melhorando a infraestrutura com adequação das medidas contra incêndios e acessibilidade em toda a área construída, incluindo portas mais largas nas salas de aula, abertas para fora, rampas, corrimões, linhas horizontais para deficientes visuais (piso tátil), além das plantas dos laboratórios do curso e os locais onde esses laboratórios serão instalados. As plantas das salas de tutoria também foram apresentadas, já que são obrigatórias, por se tratar de um curso que tem em projeto, aulas baseadas em metodologia ativa.

A parte pedagógica do projeto foi elaborada com dedicação completa da equipe do NDE – Núcleo Docente Estruturante. 30% das 100 vagas que serão ofertadas a cada ano serão destinados exclusivamente para estudantes do Vale do São Francisco e dos municípios que compõem a rede PEBA(rede de hospitais de Pernambuco e Bahia).

“É um momento ímpar para a Facape e para Petrolina. Estamos fazendo história a partir da aprovação do curso de medicina. A Facape possui principalmente o potencial humano para que esse sonho se tornasse realidade e recebeu o apoio de vários parceiros, destacando aqui deputados da nossa região e o prefeito Miguel Coelho. Uma faculdade municipal do Sertão de Pernambuco que se propõe a implementar um curso de Medicina para formar médicos da família e que tem como premissa, priorizar o acesso ao curso Pernambuco, para os estudantes que sejam, comprovadamente, oriundos do Sertão será de uma contribuição para a educação do nosso Estado,” ressalta o presidente da Facape, Antonio Habib.

O Prefeito de Petrolina Miguel Coelho, que apoiou o projeto desde o início, adiantou que a Prefeitura será parceira nos investimentos, colocando cerca de dois milhões de reais como apoio a construção da ala do curso de medicina. “É o primeiro curso de medicina de uma faculdade municipal no estado. Merece o nosso reconhecimento todo o corpo docente e técnico da Facape. É um marco para Facape e um marco para Petrolina, que se consolida como polo de educação e de saúde. Parabéns à Facape e parabéns à Petrolina,” comemorou Miguel Coelho.

“Petrolina vai melhorar muito com a faculdade municipal de medicina. Esse curso é o que os jovens mais cobiçam hoje. Eu tenho certeza que tudo mundo que vier pra cá cursar, vai ficar aqui. Hoje é o dia que a gente comemora todo o esforço e todo suor. E esse curso de medicina vai fazer história em Petrolina, é um novo capítulo para a atenção básica da saúde do município,” destacou o deputado estadual, Antonio Coelho.

Por: Assessoria de Comunicação da Facape