Ex-vice-presidente Marco Maciel morre aos 80 anos em Brasília

O advogado Marco Maciel, que ocupou a vice-presidência da República entre 1995 e 2002, morreu na madrugada de hoje aos 80 anos. Ele estava internado em um hospital de Brasília para tratar de complicação do mal de Alzheimer. A morte foi confirmada pelo perfil do DEM no Twitter.

Durante a carreira política, Maciel foi deputado estadual, federal, senador e governador de Pernambuco. No governo de José Sarney, o pernambucano ocupou os cargos de ministro da Casa Civil e da Educação.

Filiado ao então PFL — hoje DEM —, Maciel compôs como vice-presidente a chapa vencedora de Fernando Henrique Cardoso nas eleições de 1994 e de 1998. Ao deixar o cargo após 8 anos, elegeu-se senador em 2002, completando o mandato em fevereiro de 2011.

Político influente no cenário político brasileiro, ele teve trajetória importante também pelo Arena, tendo sido presidente da Câmara dos Deputados entre 1977 e 1979 durante o governo Ernesto Geisel, na Ditadura Militar.

Natural de Recife, Marco Maciel iniciou carreira política quando ainda era estudante de direito. Em 1966, foi eleito deputado estadual. Em 1977, já deputado federal, tornou-se presidente da Câmara.

Na década de 80, foi governador de Pernambuco, ministro da Casa Civil e, posteriormente, ministro da Educação.

Em 1995, tornou-se o 22º vice-presidente da República durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Manteve-se no cargo até o fim do mandato de FHC, em 2002. Eleito senador pela terceira vez, exerceu o cargo até fevereiro de 2011. Aos 76 anos, está afastado da política por motivos de saúde.