Semana do Meio Ambiente em Juazeiro é encerrada com mensagem de conscientização

A Prefeitura de Juazeiro, através do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), encerrou a programação da Semana do Meio Ambiente nesta quarta-feira (9). Ao longo da programação foram realizadas muitas ações por toda a cidade, levando a mensagem de conscientização e preservação dos recursos naturais.

De 1 a 9 de junho, as equipes do SAAE estiveram nas ruas chamando a atenção da população, conscientizando nos semáforos, entregando saquinhos porta lixo para carros (em TNT), e estes condutores, por sua vez, parabenizaram as ações.

Em mutirões de limpeza realizados durante a campanha, as equipes ficaram bastante preocupadas com a quantidade de lixo. Foram recolhidas mais de 700 toneladas de resíduos sólidos em diversos bairros como Tancredo Neves, Dom José Rodrigues, Maringá, Codevasf e na comunidade do Rodeadouro.

“A cultura de que ‘lixo se joga no lixo’ ainda é uma grande dificuldade em Juazeiro. Só no Rodeadouro retiramos 48 toneladas de entulhos. Várias lixeiras foram instaladas na área, que é um dos maiores pontos turísticos do Juazeiro, assim como na Orla, Ilha do Fogo, entre outros”, disse Thais Lima, técnica em meio ambiente do SAAE.

Nas unidades do SAAE, os colaboradores receberam canecas reutilizáveis, para evitar o uso dos copos descartáveis. “A poluição do solo e da água tem trazido grandes transtornos às comunidades, como alagamentos, entupimentos e precisamos proteger o Rio São Francisco. As ações voltadas para a  campanha encerraram hoje, mas a prática de continuar a cuidar do meio ambiente deve continuar”, enfatizou Thais.

Concurso

Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) está realizando nas escolas municipais, o concurso “Meio Ambiente – conecte essa ideia!”.  O concurso é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em  5 de junho, e é realizado em parceria com o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE).

A iniciativa é voltada para crianças matriculadas no ensino fundamental da  Rede Municipal, e consiste na produção artística (desenho) de mascotes que representem água, esgoto e resíduos sólidos, bem como,  poemas sobre o tema “Restauração dos ecossistemas”.  As produções deverão ser enviadas pelas escolas participantes para o e-mail meioambiente@saaejuazeiro.com.br, até dia 17 de junho.

As três melhores produções de cada categoria serão escolhidas através de enquete nas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro. A premiação acontecerá no dia 7 de julho.

Cronograma do concurso:

Envio das produções: até 17 de junho

Análise das produções pela Comissão: 18 a 25 de junho

Enquete nas redes sociais: 28 a 30 de junho

Divulgação dos ganhadores: 1 a 6 de julho

Premiação: 7 de julho

Texto:  Fabíolla Paiva – Ascom/SAAE