Prefeitura de Juazeiro e Uneb ampliam cobertura do Programa Universidade para Todos na área rural do município

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc),  em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) ampliou em toda área rural do município, o número de turmas que serão atendidas no segundo semestre de 2021, pelo Programa Universidade para Todos (UPT). Com a ampliação, além do distrito de Junco (única turma da área rural onde funcionava a iniciativa), Maniçoba, Mandacaru, Carnaíba, Itamotinga, Juremal, Abóbora, Pinhões e Massaroca também terão turmas em funcionamento, com previsão para início já na segunda quinzena de agosto.

O UPT visa fortalecer a política de acesso à Educação Superior, voltada para estudantes concluintes do ensino médio ou técnico, e egressos do ensino médio, ambos da rede pública, por meio de curso pré-vestibular gratuito. O município de Juazeiro participa da ação com a disponibilização de prédios das escolas municipais e de profissionais para dar suporte às atividades administrativas.

Devido à pandemia, o Programa acontece de forma remota, e no segundo semestre, com turmas unificadas, sendo: Carnaíba e Juremal (sede em Juremal), Abóbora, Pinhões e Massaroca (sede em Massaroca), Maniçoba, Itamotinga e Mandacaru (sede em Maniçoba), e Junco (sede na comunidade quilombola Alagadiço, Baixo Salitre). Cada turma será composta por 70 alunos, que participarão de aulas síncronas e assíncronas, nas plataformas digitais Google Meet e Moodle Ava Uneb, respectivamente.

“Fortalecemos o convênio com a ampliação dessas turmas, trazendo para todo o interior mais uma política pública que valoriza a Educação em nosso município. Essa parceria com a Uneb é mais uma iniciativa bem sucedida, que com certeza irá trazer bons frutos para o interior”, destacou a prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos.

A diretora do Departamento de Ciências Humanas (DCH-Uneb), Edonilce da Rocha, destacou a importância da iniciativa de ampliação, pelo município. “A parceria com as prefeituras é de fundamental importância para o fortalecimento do projeto nos municípios. Neste sentido, analiso a atitude da prefeita Suzana Ramos importantíssima e altamente qualificada, ao demandar da Uneb a abertura de novas turmas da UPT em Juazeiro”, afirmou a Edonilce.

Oportunidades

Para a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida, a ampliação da oferta no interior, é mais uma forma de trazer novas oportunidades para a juventude juazeirense.

“Promover ações que contribuam para a inserção dos jovens nas universidades, é oportunizar a juventude um futuro melhor. A Educação é transformadora e garantir o acesso a todos é mais um passo para promover essa transformação”, finalizou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.

Brena Souza – Assessora de Imprensa da Seduc/PMJ