Raúl Barboza e Richard Galliano participam do VII Festival Internacional da Sanfona

Começa no próximo sábado (17), o Festival Internacional da Sanfona, que está na sua sétima edição.  Este ano o festival, que costuma reunir diversos artistas nacionais e internacionais, terá o prazer de contar na sua grade de programação com dois dos maiores acordeonistas mundiais.
O evento nesta edição será totalmente on-line ainda em função das restrições causadas pela pandemia da Covid 19 e pela primeira vez, a organização do festival conseguiu confirmar a presença do francês, Richard Galliano, considerado pela crítica como o maior acordeonista da atualidade. Também já está confirmado o show do argentino, Raúl Barboza, o maior divulgador do Chamamé.
“Faz muito tempo que temos o interesse em trazer Richard Galliano para participar do festival, assim como o Raúl. E uma das vantagens de termos um evento totalmente virtual este ano, é poder contar com esses dois ícones da sanfona”, afirmou Celso Carvalho, produtor do festival.
Richard Galliano é dono de uma técnica ímpar, um dos mais cultuados músicos de JAZZ de todos os tempos e transita com naturalidade entre muitos estilos, do forró ao erudito. Galliano é considerado atualmente o maior acordeonista em atividade no mundo.
Mesmo tendo a carreira dedicada ao Jazz, o acordeonista não deixou de buscar outras formas de se expressar e levar música de qualidade a seu público, percorrendo os mais diversos estilos em que a sanfona é protagonista.  Ele soube extrapolar os limites do popular, do folclórico, das tradições nacionais e da música de improviso e embarcou numa surpreendente viagem pelo mundo erudito, que promete emocionar a todos na última noite de shows do festival, dia 31.
O argentino, Raúl Barboza, irá se apresentar uma semana antes, no sábado, 24. Também considerado uma das referências mundiais do acordeon, com 70 obras gravadas e participação em nove filmes. Desde 1987, Raúl se estabeleceu na França, onde lançou o álbum “O Chamamé”, tornando-se referência da música argentina na Europa e no mundo.
Para se ter uma ideia da importância de “Raulito”, como é carinhosamente chamado, é difícil encontrar um gaiteiro gaúcho ou do centro-oeste brasileiro que não o tenha como uma verdadeira referência.
As apresentações musicais nesta edição serão no formato de Lives no canal do YouTube do festival. Os shows acontecem aos sábados (17, 24 e 31), às 20h. Além das atrações internacionais, grandes nomes da música nacional estão na programação.  Targino Gondim e Quinteto Sanfônico do Brasil, Adelson Viana, Gilberto Monteiro, Raniel Pernalonga, Mestre Genaro, Ivan Greg, Silas França e Daniel Itabaiana estão confirmados.
Toda a programação está disponível no site www.festivaldasanfona.com.br e no Instagram @festivaldasanfona.

O VII Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 17 e 31 de julho e tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.