Sanfoneiros têm até hoje para se inscreverem no VII Festival Internacional da Sanfona

Terminam nesta segunda-feira (5) as inscrições e prazo para sanfoneiros enviarem seus vídeos para o Festival Internacional da Sanfona. Podem se inscrever músicos profissionais ou amadores, nacionais e internacionais, que desejem mostrar a sua desenvoltura com o instrumento durante o festival.

As inscrições na Jam Sanfona Session são gratuitas e feitas on-line através do link disponibilizado na Bio do Instagram @festivaldasanfona. É necessário enviar seu vídeo com até 3 minutos tocando a música de sua preferência, com uma boa qualidade de áudio e vídeo. Até agora, já foram inscritos sanfoneiros de todas as regiões do Brasil e de várias partes do mundo, como, França, Holanda, Dinamarca, Finlândia, Itália e Rússia.

A apresentação da Jam Session será nos dias 17, 24 e 31 de julho, nos intervalos dos shows durante as lives, que começam as 20h no canal do YouTube do festival.

O termo JAM vem das iniciais Jazz After Midinight, que significa Jazz Depois da Meia Noite. Um hábito dos músicos americanos da década de 50, que se reuniam após as apresentações para tocar de improviso. Surgiram assim as famosas jam sessions. Com os anos o termo passou a ser empregado em reuniões de músicos de outros estilos de música popular e significa tocar sem saber o que vem à frente, de improviso.

Jam Sanfona Session acontece desde a quarta edição do festival e é um momento para reunir talentos, oportunizando uma verdadeira interação entre os grandes artistas, músicos locais e amadores, sem discriminação.

Este ano, a Jam Sanfona Session será virtual, ainda em decorrência das restrições causadas pela pandemia da Covid 19, mas apesar do distanciamento social, o encontro de talentos deve ser o maior da história do festival, isso porque o evento será inteiramente on-line, o que permite que sanfoneiros e acordeonistas se inscrevam de todas as partes do mundo.

O VII Festival Internacional da Sanfona será realizado entre os dias 17 e 31 de julho. A programação acontecerá totalmente no formato virtual, com as oficinas “Ritmos Brasileiros”, “Tem Sanfona no Choro” e “Improvisação no Forró, a Jam Session e shows de artistas nacionais e internacionais, como argentino, Raulito Barboza, e o francês, Richard Galianno, considerado um dos maiores instrumentistas da atualidade.

Das atrações nacionais, estão confirmados Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Gennaro, Raniel Pernalonga, e Gilberto Monteir, Ivan Greg, Adelson Viana, Silas França, Daniel Itabaiana.

Toda a programação, inclusive as informações sobre as inscrições para oficinas e para a Jam Session podem ser encontradas no Instagram @festivaldasanfona.
O evento tem o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, além de ser uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda.