Prefeitura e estudante da Uneb promovem plantio de mudas na orla da Juazeiro (BA)

A estudante de Direito Clarice Carneiro da Silva Santos acabou de completar 23 anos e resolveu comemorar o aniversário dando um presente para a natureza. Ela buscou o apoio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), para fazer o plantio de 24 mudas de árvores nativas da caatinga na orla da cidade. As espécies escolhidas foram o ipê roxo, caraibeira, mulungu, aroeira, tamboril e pau-ferro.

A ação foi realizada neste sábado (28) e o local escolhido foi o bairro Angary. As mudas foram doadas pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), onde Clarice estuda, e a equipe de educação e fiscalização ambiental da Semaurb deu o suporte e toda orientação técnica para a realização do plantio.

“Eu solicitei o apoio tanto da Uneb quanto da Semaurb e fui prontamente atendida. O apoio que recebi da Semaurb foi indispensável, me surpreendeu bastante, a equipe ambiental foi muito atenciosa, me deixou muito feliz. Espero que a forma que eu escolhi para comemorar meu aniversário inspire mais ações ambientais como essa aqui no Vale do São Francisco. Eu acredito que hoje em dia preservar não deve ser uma opção, na verdade deve ser uma imposição. Todo cidadão deveria ter essa consciência para preservar”, declarou Clarice Carneiro.

Trabalho em parceria

A engenheira Florestal da Semaurb, Mariana Bezerra explica que iniciativas como essa em parceria com a Prefeitura, ajudam a despertar o senso de coletividade e fortalecer a consciência ambiental da população.

“Se cada um fizer sua parte será muito importante. Quem não pode plantar, a gente pede que tenha o cuidado quando ver uma ação do município de plantio, se puder, ajude a molhar as mudas ou ajude o município no monitoramento das árvores plantadas. A Semaurb orienta que não degradem as mudas, cuidem das árvores, porque o benefício vem para quem utiliza esse espaço. Juazeiro é uma cidade muito quente, então se tivermos espaços arborizados vai ser bom para todo mundo”, disse a engenheira florestal,  Mariana Bezerra.

Orientação técnica

A equipe de educação e fiscalização ambiental da Semaurb desenvolve um trabalho de orientação técnica à população sobre plantio de árvores em espaços públicos ou particulares. Quem desejar solicitar o serviço pode procurar diretamente a secretaria, à Rua Oscar Ribeiro, S/ Nº, Centro de Juazeiro, das 8h às 14h, de segunda à sexta-feira. Ou ligar para o telefone (74) 3612-3581.

“A gente solicita que os interessados entrem em contato com o setor de meio ambiente e educação ambiental da Semaurb para que possamos dar a melhor orientação sobre as espécies mais apropriadas para a região, o local adequado, como realizar o plantio, além dos cuidados que devem ser seguidos após plantio”, explicou a educadora ambiental Thalita Carvalho.

Texto: Edísia Santos – assessora de imprensa da SEMAURB/ Ascom PMJ