Presidente da Abrafrutas e diretor do Ministério da Agricultura fazem visita técnica à produção de uva em Petrolina (PE)

O presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho, acompanhou a visita técnica de Carlos Goulart, diretor de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), à área de produção da uva em Petrolina, nesta terça-feira (3). A proposta foi apresentar ao representante do MAPA a variedade melodia, vislumbrando possível apoio para o desenvolvimento da pesquisa.

A visita técnica iniciou no packing house e seguiu para uma área de cultivo. Em seguida, eles conheceram um viveiro de mudas, onde foi possível compreender todas as etapas do processo produtivo. “É muito importante a visita do diretor Goulart, para que ele, visitando in loco as áreas de produção de frutas como uva e manga, abra caminhos para que possamos aprovar no MAPA alguns produtos que esperam autorização. Também iremos discutir uma ação forte e conjunta – com todo o agronegócio da região – para erradicação da mosca da fruta”, afirrmou Guilherme Coelho.

De acordo com o diretor de Sanidade Vegetal do MAPA, o primeiro dia de visita ao Vale do São Francisco foi importante para observar as inovações no campo que são registradas no Ministério. Ele lembrou também que o principal motivo da visita foi discutir o problema da mosca das frutas. “No departamento de Sanidade Vegetal, o principal assunto é trazer sustentabilidade para a produção no Vale para combater a mosca das frutas, seja o produtor exportador ou do mercado interno”, destacou.

A visita técnica na área de produção da uva BRS Melodia foi uma solicitação feita pela Embrapa à Abrafrutas. O encontro também contou com a participação de Eduardo Brandão, diretor executivo da Abrafrutas, Felipe Droguett, produtor rural, Thayse  Martins, engenheira agrônoma da Associação Francis, Jr. Silveira, representando a Coopa, Rodrigo Oliveira e Marcelo Oliveira, proprietários do viveiro.

MOSCA DA FRUTA

A programação de visita técnica continua nesta quarta-feira (4), com visitas em fazendas e no Mosca MED. Às 16h está marcada uma reunião para discutir o problema da mosca da fruta na região, com produtores e representantes do agronegócio. Será no Centro de Excelência em Fruticultura, em Juazeiro.

Foto/Texto: Andréa Meireles – Assessora de Imprensa de Guilherme Coelho