Alunos de medicina participam de projeto prático inovador para o diagnóstico por imagem

Um projeto inovador, tem feito os alunos de medicina trocarem a sala de aula pela sala de diagnósticos. A ideia partiu de três professores da disciplina de Imaginologia Prática da IDOMED / Estácio Juazeiro-BA. “A gente propôs a direção da faculdade uma nova disciplina, de uma forma mais prática, mais acolhedora e mais inclusiva para esses alunos e a coordenação foi extraordinária a acolher a ideia. Trouxemos, praticamente, o Idomed aqui para dentro do CDI”, enfatizou um dos professores responsáveis pela disciplina, o Dr. Américo Mota Júnior.

São cerca de 50 alunos, do 8º período, que fazem rodízio de 5 a 6 estudantes por turno, e aprendem como funcionam todos os processos, passando pelo setor de entrevistas, de enfermagem, acompanhamento da parte técnica de tomografia e de ressonância magnética e setor de laudos. A cada semana eles vão vivenciando um desses setores de forma prática, aprendendo a lidar com as dificuldades, a acolher melhor os pacientes e a participar de todos os trâmites de um centro de diagnósticos, o que certamente irá fazer toda a diferença para os futuros médicos, quando ingressarem no mercado de trabalho. Tudo sob o olhar atencioso dos médicos e professores: Américo Mota, Rafael Valois e Aquino Santana.

Para o Dr. Américo, a parceria está construindo algo revolucionário no ensino da Imaginologia. “Eu diria, de forma ousada, até pioneira no país. A maioria das faculdades aborda essa disciplina apenas nas salas de aula, com slides e nós estamos transpondo o ambiente universitário para uma experiência totalmente prática, o que deve ser transformador na vida desses profissionais médicos”, explicou.

O propósito é que os estudantes de Medicina do IDOMED Estácio saiam aptos a diagnosticar os exames radiológicos mais comuns e consigam identificar a maioria dos problemas práticos do dia a dia, a exemplo de doenças coronarianas, o Acidente Vascular Cerebral (AVC), abdome agudo, entre outras. “Se nós conseguimos formar um profissional com uma formação básica, bem consolidada, isso acaba tendo um impacto social muito grande,” finalizou.
Nas aulas práticas, os alunos também têm contato com exames de alta complexidade, que exigem alta tecnologia, como por exemplo, a Angiotomografia computadorizada de vasos, ressonância do corpo inteiro, estudo da avaliação do ferro hepático, entre muitos outros. A clínica realiza atualmente mais de 500 tipos de exames

Para a estudante, Geise Moura, que está no quarto ano de medicina, as aulas práticas no CDI superaram todas as expectativas referentes à disciplina. “A gente não está vendo só imagem, não é só laudo. A gente vê como é abordar o paciente, como avaliar a necessidade dele, como solicitar o exame – que isso a gente precisa aprender desde cedo – como é cada fase do exame. Muito melhor do que sentar e ficar apenas diante dos livros,” comentou.

Laura Sá, que também faz parte da turma, explica que a experiência prática e o contato com o paciente despertam o olhar para o atendimento humanizado. “A vivência que a gente tem aqui é de também reconhecer a expectativa dos pacientes. De acolher essas pessoas e entender o momento pelo qual estão passando. Da ansiedade ao chegarem aqui à expectativa do resultado.”


Sobre o Instituto de Educação Médica

O IDOMED é um grupo que reúne 14 escolas médicas e tem consolidada a tradição de mais de 20 anos de experiência nesse segmento acadêmico. Presente em todas as regiões do país, com mais de seis mil alunos e foco em excelência no ensino, aprendizado prático, tecnologia aplicada e conexão com a carreira médica. O IDOMED oferece programas de graduação, pós, especialização, residência médica e cursos de atualização. Está entre os líderes na incorporação de tecnologia educacional voltada à formação em Medicina.