Educação de Juazeiro é destaque em premiação de gestão pública e concursos educacionais

O município de Juazeiro tem se destacado na área de Educação, em âmbito estadual e nacional. Nesta quarta-feira (20), a cidade foi premiada pela iniciativa “Band Cidades Excelentes”, com a primeira colocação no pilar educação, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes na Bahia, se classificando para a etapa nacional. Além de Juazeiro, representantes de 17 municípios baianos também participaram do evento, concorrendo em diferentes segmentos e pilares da gestão pública municipal, estabelecidos pela iniciativa.
A premiação foi promovida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, com o objetivo de incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através da premiação das boas práticas da gestão pública. Juazeiro concorreu com as cidades de Barreiras e Vitória da Conquista, finalistas na mesma categoria e segmento populacional.
“Nós temos uma prefeita entusiasta da educação e uma equipe educacional que se dedica na realização de todos os projetos, através do planejamento e articulação. Tudo isso contribuiu para que alcançássemos mais essa conquista para educação de Juazeiro”, enfatizou a secretária de Educação e Juventude, Normeide Almeida.
A avaliação e julgamento do prêmio foi realizada por meio de uma plataforma estruturada com base em inteligência artificial, que a partir de um algoritmo, estabelece resultados de 41 indicadores em uma única nota final consolidada.
Mais conquistas
 
Ainda no mês de outubro, estudantes das escolas municipais Atanilha Luz Araújo e de Pontal foram classificados para concorrerem, ainda este ano, na etapa nacional dos concursos “MPT na Escola”, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e do Programa de Educação Ambiental Campo Limpo (PEA Campo Limpo).
Juazeiro também foi o primeiro município da Bahia a concluir a segunda etapa do Educacenso 2020, e assim, concluir o Censo, importante instrumento para garantia dos recursos financeiros oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Além do destaque na conclusão do Censo Escolar 2020, o município também foi referência nacional na resolução do Guia Edutec, sendo a primeira cidade do Brasil a concluir os questionários do guia.  Juazeiro bateu a meta de 85% de adesão das escolas, estabelecida pelo Governo Federal, através do Ministério da Educação (MEC). O Guia Edutec integra as ações do projeto piloto do Programa de Inovação Educação Conectada (PIEC), e tem como objetivo fazer um diagnóstico sobre a disponibilidade de tecnologias nas unidades de ensino, e a forma como as escolas estão utilizando as ferramentas tecnológicas disponíveis.
Texto: Brena Souza – Assessora de Imprensa da Secretaria de Educação e Juventude – Seduc