Outubro Rosa: Nutricionista da Secretaria de Saúde de Juazeiro dá orientações de como alimentos podem prevenir o câncer

Os pacientes que estavam aguardando atendimento na recepção da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau) tiveram um momento de informações nesta quarta-feira (20) referente ao Outubro Rosa. A equipe da Assistência Nutricional realizou uma sala de espera com orientações de como a alimentação pode ser uma boa aliada na prevenção do câncer, a exemplo do câncer de mama.

As orientações foram repassadas pela gerente da Assistência Nutricional da Sesau, Beatriz Lopes e pelo estagiário de Nutrição, Leandro da Silva. “Levar informação às pessoas é importante, pois a prevenção muitas vezes pode ser feita com ações simples que colocamos na nossa mesa no dia a dia. A sala de espera é um momento de compartilhar conhecimento e tirar dúvidas”, explicou Beatriz Lopes.

“A alimentação, como um todo, pode tanto levar à doença como preveni-la. Então precisamos estar cientes do que consumimos. As boas indicações ficam por parte do consumo de frutas e vegetais, as quais são ricas em micronutrientes como vitaminas e minerais que auxiliam no bom funcionamento do organismo”, disse Leandro.

Os pacientes foram informados sobre a importância de incluir alimentos como as fibras, as quais estão presentes em alimentos como aveia, chia, linhaça, vegetais folhosos e frutas como laranja e manter bom o nível de vitamina D, presente na gema do ovo, fígado e peixes. “A Vitamina D é tão importante, pois atua em várias ações no nosso organismo, para que ele funcione de forma adequada”, disse Beatriz.

A vendedora Ediziene Souza dos Santos aguardava marcar uma viagem pelo Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para uma amiga quando foi surpreendida com as informações. “Achei muito bom. Sabia das informações que eles repassaram, mas nunca é demais”, disse a vendedora.

Texto: Amanda Franco- Ascom Sesau PMJ