Participação de Fernando Monteiro na Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite dará voz aos criadores pernambucanos

O deputado federal Fernando Monteiro (PP-PE) passou a integrar, nesta quarta-feira (27), a Frente Parlamentar de Apoio ao Produtor de Leite. A criação do novo colegiado, formado por deputados e senadores e presidido pelo deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO), tem como objetivo a elaboração de políticas públicas para a pecuária leiteira.

O anúncio do grupo foi realizado em solenidade no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina. O compromisso de Fernando Monteiro com os produtores pernambucanos possibilitará, assim, que suas reivindicações ganhem força nas tomadas de decisões.

Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção leiteira em Pernambuco ocupou a segunda posição no Nordeste em 2020, atrás apenas da Bahia. Entre as cidades produtoras, a maioria localizada no Agreste, estão Buíque, Alagoinha, Sanharó, Iati, Pedra, Caetés e Bom Conselho, além de Afrânio, no Sertão. Porém, a bacia leiteira tem sofrido perdas por conta da estagnação da demanda do mercado.

Parte desta produção é absorvida pelo PAA Leite e, neste sentido, Fernando Monteiro tem tido participação relevante, levando as demandas dos produtores pernambucanos às esferas competentes em Brasília. A mais recente viabilizou a adesão, pelo Governo do Estado, ao PAA Leite, no período do auge da pandemia, auxiliando cerca de 4.300 criadores de vaca e 2 mil criadores de cabra. Também foram favorecidas cerca de 35 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, que receberam o leite adquirido aos produtores.