Prefeita Suzana Ramos participa de ação de combate ao câncer de mama e do colo do útero com profissionais no SAMU

A prefeita de Juazeiro, Suzana Ramos, participou nesta quinta-feira (21), junto ao secretário de Saúde, Fernando Costa, de um momento especial voltado aos cuidados com a saúde feminina no Samu. O evento, alusivo ao Outubro Rosa, reuniu as funcionárias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

A prefeita Suzana reconheceu o trabalho das funcionárias do Samu e agradeceu pela forma humanizada que o serviço é oferecido. “Tenho gratidão por todos os funcionários e funcionárias do Samu. Eles salvam vidas, humanizam o primeiro atendimento do paciente. Estou muito feliz em viver este momento com todas estas mulheres guerreiras que trabalham com amor”, destacou a gestora.

As mulheres da unidade receberam orientação nutricional sobre os alimentos que contribuem para a prevenção de câncer, com a gerente da Assistência Nutricional da Secretaria de Saúde (Sesau), Beatriz Lopes, passaram por sessões de autocuidado com a turma de Fisioterapia da Faculdade Unibras e tiveram ainda orientação postural, massagem relaxante, liberação miofascial e ventosaterapia, oferecendo um momento de relaxamento. O evento contou com a participação da vereadora Neguinha da Santa Casa.

“Aqui temos plantonistas que, muitas vezes, acabam cuidando tanto do outro e esquecem dos cuidados consigo mesmas. Estamos neste momento para alertar, para que elas façam o autoexame das mamas, mamografias e os exames de rotina periodicamente. É um alerta e uma homenagem às mulheres ‘samuzeiras’, como chamamos carinhosamente, que dão o seu tempo, sua garra e sua competência técnica para salvar a vida dos juazeirenses”, declarou o coordenador médico do Samu, Franclen Rusvell.

O secretário de Saúde, Fernando Costa, que também prestigiou o evento, destacou que é necessário que estas mulheres deem mais atenção à própria saúde. “Sabemos que falar da saúde feminina é muito importante. E esse período, dentro do Outubro Rosa, só reafirma a importância do autocuidado e prevenção. As funcionárias do Samu precisam também deste olhar para si, pois elas cuidam da saúde das outras pessoas, mas não podem esquecer delas mesmas. Elas são verdadeiros anjos da guarda, salvam as vidas de outras mulheres”, destacou o secretário de Saúde.

Texto: Amanda Franco – Ascom Sesau PMJ