Luciana Santos prestigia celebração de 10 anos do Programa Atitude

A governadora em exercício Luciana Santos prestigiou, nesta terça-feira (09.11), o evento de celebração dos 10 anos do Programa Atitude, marcado pelo seminário “Uma trajetória de 10 anos: Histórias, Lutas e Novos Caminhos do Programa Atitude”. Durante esse período, o Programa de Atenção Integral aos Usuários de Drogas e Seus Familiares soma mais de 34 mil pessoas acolhidas, e já foi objeto de estudos de pesquisadores da Fundação Osvaldo Cruz (FioCruz) e das atenções de instituições internacionais como a Open Society Foundation e a Mainline, da Holanda.

Durante o encontro virtual foi anunciada uma nova unidade em Petrolina, no Sertão. A expansão do programa foi decidida com base em análises dos dados do Pacto pela Vida. No evento, também foi firmado um convênio para oferta de trabalho àqueles que avançam em todas as etapas do programa. A parceria envolve o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), o Movimento dos Sem Terra (MST), o Centro de Prevenção às Dependências (CPD) e a Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas (SPVD).

“É um momento de alegria, de celebrar essa conquista importante de um programa essencial e inovador que vivenciamos em Pernambuco. E hoje damos mais um passo, através dessa parceria, para abrir mais uma porta, a do trabalho. Vamos seguir investindo em ações como essa, para que os pernambucanos que precisam possam ter todo o suporte necessário”, pontuou Luciana Santos. Ela esteve acompanhada de Pedro Campos, que recebeu uma homenagem em nome do seu pai, o ex-governador Eduardo Campos, criador do programa.

Ao longo dos últimos 10 anos já foram realizados mais de 1,1 milhão de atendimentos gerais aos usuários do programa, a maioria em situação de grave vulnerabilidade pessoal e social. O orçamento de 2021 é de R$ 22,5 milhões, o maior já investido pelo Governo do Estado. “O Atitude segue crescendo como parte das políticas sobre drogas. Mas faz mais que isso: cresce como ambiente seguro e de cuidados básicos, garantindo dignidade e cidadania”, sintetizou Cloves Benevides.

Enquanto a quinta unidade não inicia suas atividades em Petrolina, o Programa Atitude funciona nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Cada unidade possui quatro serviços, com o Atitude nas Ruas, Centro de Acolhimento e Apoio, Centro de Acolhimento Intensivo e o Atitude Moradia.

Fotos: Aluísio Moreira/SEI