Prefeita Suzana Ramos participa da entrega de próteses capilares do projeto “Viva Luciana”

A prefeita de Juazeiro Suzana Ramos recebeu, nesta quarta-feira (3), uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), idealizadora do projeto “Viva Luciana”, para a entrega simbólica de 10 próteses capilares doadas pelo Instituto Fio de Esperança, de Salvador. O momento fecha com chave de ouro as ações do Outubro Rosa da corporação. Em sua terceira edição, o projeto “Viva Luciana” tem desenvolvido ações sociais importantes em comunidades de Juazeiro.

“É muito gratificante realizarmos este tipo de ação. O projeto Viva Luciana veio para tornar o período de tratamento dos pacientes menos doloroso. E receber uma prótese é uma nobreza, acho de grande importância e esse evento que o pessoal da Guarda Municipal faz, é algo humano e social”, destacou Suzana Ramos.

As próteses capilares serão destinadas a mulheres assistidas pela Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Juazeiro. A entrega também contou com a presença do diretor-presidente da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT) Tenório Filho, e da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), através da Diretoria da Mulher.

Para a guarda civil Isabel Cristina Silva, idealizadora do projeto, foi um momento emocionante. “Estamos muito felizes, principalmente porque o objetivo foi atingido. Doamos essas próteses para crianças, mulheres e homens, em parceria com o Instituto Fio de Esperança, para aqueles que estiverem com a autoestima baixa por conta do tratamento. E agradecemos a todos os nossos parceiros, em especial à gestão municipal. O trabalho da Guarda vai muito além da segurança pública, e queremos, juntos, ajudar mais pessoas”, disse.

Viva Luciana

O projeto nasceu em 2019, após o falecimento da ex-guarda civil municipal Maria Luciana de Aquino Costa, que faleceu aos 36 anos, vítima de câncer de colo de útero. Luciana sempre será lembrada como símbolo de luta e perseverança, e pelos serviços prestados à comunidade e sua categoria.

A partir deste ano, a Guarda Civil Municipal  – que faz parte da Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), estará  atuando com o ‘Viva Luciana’ em diversas campanhas de cunho social e humano em prol da comunidade.

Texto: Thamires Santos – Ascom CSTT/PMJ