Presidente da Facape recebe título de cidadão petrolinense em projeto aprovado nesta terça-feira

A Câmara de Vereadores de Petrolina aprovou em votação unânime nesta terça-feira (16), o Projeto de Lei 067/2021 que concede Título de Cidadão Petrolinense ao Presidente da Faculdade de Petrolina – Facape, Antonio Habib. O projeto é de autoria dos vereadores Elismar Gonçalves e Wenderson Batista.

“É um honra conceder esse título ao professor Habib que tento tem contribuindo com Petrolina. Nós fomos colegas de sala de aula na graduação e na pós. Eu acompanhei e acompanho sua trajetória na educação.
Ele é um visionário do ensino na nossa cidade e região, tendo em vista a conquista do curso de medicina para a Facape na gestão dele na Autarquia Municipal,” destacou o vereador Wenderson Batista.

“O professor Habib é merecedor desse reconhecimento por toda a contribuição profissional com o ensino superior não só em Petrolina mas em todo o Vale do São Francisco com a força da Facape. O legado de Habib é relevante para a nossa educação no conselho estadual de educação de Pernambuco onde ele é presidente,” ressaltou o vereador Elismar Gonçalves.

“Foi uma grata surpresa para mim, receber esse título. Petrolina está na minha alma e no meu coração. Aqui realizei muito sonhos e continuo realizando. O mais importante deles foi ter me tornado servidor do município como professor da Facape. Já me sentia petrolinense e agora sou de fato. Agradeço imensamente ao Poder Legislativo e de forma especial aos vereadores Elismar e Wenderson,” frisou Habib.

Habib

Antonio Henrique Habib Carvalho, é professor mestre, empresário, presidente da Faculdade de Petrolina, do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) e da ANIMES – Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior.

Caçula de cinco irmãos, descendente de família libanesa, neto de árabes, que imigraram para o Brasil mais especificamente para o Sul da Bahia e se estabeleceram como comerciantes e fazendeiros em Itabuna e região. Habib nasceu em Itabuna.

Desde muito jovem Habib se identificava com o comércio e aos 20 anos já era gerente de uma multinacional holandesa que processava resíduos de cacau. Em 1991 Habib fundou um jornal diário chamado “Folha do Sul”, em Itabuna na Bahia. Apaixonado por automóveis se tornou gerente da concessionária Fiat em Ilhéus, mas depois de um tempo decidiu abrir a sua própria loja de veículos em Juazeiro da Bahia, onde ele também chegou a trabalhar na TV São Francisco no setor comercial.

Foi em Juazeiro onde seu amor pelo ensino aflorou, desde criança Habib desejava ser professor, como sua mãe. E na região do Vale do São Francisco realizou o seu sonho de se tornar professor, deixando até mesmo um pouco para trás o mundo dos negócios, mas hoje aos 58 anos Habib está empreendendo em Petrolina com a abertura de uma clínica para atendimento à dependentes químicos, mas ainda prossegue seguindo a sua paixão e carreira maior, a educação.

Formação
Formado em Administração de empresas pela Facape, é professor efetivo do quadro da instituição onde já foi diretor e é o atual presidente.

No segundo mandato como reitor da instituição, certamente um marco de sua gestão foi a recente aprovação do curso de medicina que terá sua primeira turma admitida em 2022.

Assessoria de Comunicação da Facape